logo

Macaé participa da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em Fortaleza

10/07/2007 17:28:21 - Jornalista: Marilene Carvalho

Macaé esteve presente na III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), realizada em Fortaleza, Ceará, de 3 a 6 de julho. A gerente da Incubadora de Cooperativas de Macaé, Aline Azeredo Barbosa, participou do evento como delegada representando o município e a região Norte do estado do Rio de Janeiro.

Nessa oportunidade, a representante macaense passou às mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma camisa feita pela Cooperativa de Costureiras de Macaé e uma necessaire feita pelas Mulheres Artesãs do Lagomar. E comentou sobre o trabalho de apoio e fomento da Economia Solidária realizado pela Incubadora de Cooperativas de Macaé, através da secretaria municipal de Trabalho e Renda.

Evento de maior expressão nacional e internacional sobre o tema, a III CNSAN reuniu duas mil pessoas. O evento contou com a participação de especialistas, representantes de governos, entidades, conselhos e organizações da sociedade civil. E ainda de convidados internacionais de países como a Itália, Bolívia, Uruguai, Palestina, Índia, Argentina, México, Angola, Peru, Portugal, Nicarágua e Espanha.

Além do presidente Lula, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Chico Menezes, marcaram presença na abertura da III CNSAN.

Com o tema “Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, esta foi a primeira conferência setorial do atual mandato do governo Lula. O objetivo foi avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.

Os participantes apresentaram alternativas a este modelo, de forma a colocar o direito humano à alimentação adequada como prioridade no desenvolvimento do país. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Economia Solidária, o agronegócio, os alimentos transgênicos e a transposição do Rio São Francisco são algumas das questões que estiveram em pauta.

Outro assunto foi a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), criado pela Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), sancionada em setembro do ano passado. O SISAN integrará as ações e esforços das três esferas de governo e da sociedade civil nesta área.

A Conferência serviu também para estimular a parceria entre governo federal, estadual e municipal, sociedade civil e iniciativa privada no esforço nacional de promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável. O evento foi organizado pelo CONSEA e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A III CNSAN teve a participação de mais de 40 especialistas, representantes de governo e de organismos internacionais vindos de 17 países. Entre eles, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf.

– Foi interessante ver que os participantes vieram de várias partes do país e havia todo tipo de diversidade cultural, como indígenas, comunidades ribeirinhas, quilombolas, Sem Terras, etc e, mesmo assim havia sempre consenso nas propostas – observou Aline, destacando o interesse despertado nas pessoas sobre o trabalho da Incubadora de Cooperativas de Macaé. – A maioria dos grupos não tem o apoio que a prefeitura de Macaé dá aos grupos locais e por isso parabenizaram esta iniciativa do governo municipal, completou.

O Governo Federal, através CONSEA, vem estimulando a criação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. Os municípios do Estado do Rio tem se movimentado nesta direção e é uma tendência. É necessária a criação de fórum para discutir no município, junto com a sociedade, as questões de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

O encontro macaense de Segurança Alimentar e Nutricional na Economia Solidária, realizado pela Incubadora de Cooperativas no dia 26 de junho, foi um passo importante neste movimento. O CONSEA-RJ, cuja presidente é a secretária estadual de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, foi representado no evento pela secretária executiva Regina Cavalhaes, que elogiou a iniciativa. “Este evento evidenciou que o prefeito Riverton Mussi tem investido em vários programas de SAN em Macaé", avaliou Carvalhaes.