Foto: divulgação
Macaé participou, nesta segunda-feira (15), de um evento realizado em Campos/RJ, na Universisdade Estadual do Norte Fluminense (UENF), dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O município foi representado pelo subsecretário Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Edmilson Gonçalves, o ouvidor geral, Décio Braga, e o assessor da Semic Gustavo Miguelez, que apresentou o Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente.
- A apresentação foi muito focada na possibilidade de se unirem esforços entre as iniciativas do parque tecnológico de Campos e o de Macaé. Causaram boa impressão aos empresários presentes as propostas do Macaé Tecnópole, notadamente as definições da Missão e da Visão, e os objetivos a serem alcançados para a concretização do parque tecnológico de Macaé e sua manutenção como celeiro de ideias e inovações. O consultor do Sebrae, Tiago Renault, que vem trabalhando há algum tempo no planejamento do Parque de Campos, mostrou-se bastante interessado no planejamento do nosso parque, comentou Gustavo.
O subsecretário de Indústria e Comércio, da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Edmilson Gonçalves, registrou o êxito da apresentação do Macaé Tecnópole
- Pudemnos mostrar o quanto estamos adiantados em nosso trabalho; avançamos muito, pois já temos parcerias com diversas instituições nacionais, como a Rede Petro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Federal Fluminense (IFF), SEBRAE e outras, e parceiros internacionais como as cidades norueguesas de Stavang e Bergen, com a qual assinamos parceria na Rio Oil and Gas; nos Estados Unidos, La Fayette e Oklahoma; Boras (Suécia), Comodoro, na Argentina, Nigéria, país do continente africano, e a NCE Subsea, empresa que realiza operações no ramo offshore
Décio Braga sintetizou sua opinião sobre o evento e destacou aspectos da fala do consultor do Sebrae, Tiago Renault.
- Fundamentalmente, a importância do evento foi unir a visão acadêmica à visão do empresariado. Tiago Renault enfatizou que qualquer pólo ou ações de inovação não podem estar fora da visão do empresariado. O consultor do Sebrae mostrou-se interessado em conhecer mais sobre o Macaé Tecnópole.
O convite aos integrantes do Macaé Tecnópole partiu do professor da UENF, Ronaldo Paranhos, diretor da Agência Uenf de Inovação, um dos componentes da Incubatec Campos.
- Macaé foi convidado para participar do evento, devido às ações que vem desenvolvendo visando à criação e desenvolvimento do seu parque tecnológico, com foco em inovações e apoio aos empreendedores. O evento teve por objetivo apresentar à sociedade duas propostas de parques tecnológicos e fazer com que trabalhem de forma cooperativa. De um lado, a Fundação CNorte, trabalhando nesse sentido com a UENF e, de outro lado, em Macaé, a prefeitura e outra instituição. Interessante, portanto, é uma proposta regional, externou o diretor da Agência UENF de Inovação
Ronaldo é a favor da criação de uma incubadora pelo Macaé Tecnópole, e justificou sua opinião.
- O professor Almir Cordeiro, da UENF, apresentou a proposta de Campos, apoiada pelo reitor, professor Silvério Freitas, por ser um projeto totalmente sustentável, como é o de Macaé. Quatro empresários, filiados à Incubatec Campos, apresentaram nesse evento o sucesso alcançado por suas empresas, com resultados altamente positivos, após serem orientadas e acompanhadas pela Incubadora. Foi a primeira reunião em que apresentamos cases de empresas de Campos, assistidas pela incubadora, a quem os empresários creditaram o êxito de seus empreendimentos. Por isso, sustento que é muito importante que Macaé crie também a sua, concluiu.