A Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (sempros) participou da V Conferência Estadual de Assistência Social, na última semana, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Os seis delegados representantes do município assistiram ao evento, cujo tema foi: SUAS, Plano 10 - Estratégias e Metas para a implantação da política de Assistência Social. A conferência teve por objetivo discutir as propostas elaboradas nas conferências municipais para, por último, serem levadas à Conferência Nacional que será realizada de 05 a 08 de dezembro, em Brasília.
Segundo o secretário Valdeci Brandão está é a primeira vez que Macaé terá uma vaga como delegado para participar do Encontro Nacional, que será representada pela assistente social Elaine Feitosa.”Tivemos de insistir muito para conseguir a vaga, mas conseguimos equipar o município a outros da mesma categoria, ou seja, tendo o reconhecimento das ações sociais desenvolvidas pela prefeitura, em prol dos carentes”, enfatizou Brandão.
A trajetória da Assistência Social no cenário político brasileiro esteve historicamente fundada na cultura do assistencialismo e/ou clientelismo, como forma de compensação da condição de pobreza e da exclusão social, a qual se vêem submetidas enormes parcelas da população. Emancipar o conceito de cidadania como garantia de direitos, significa inverter a cultura do favor e criar estratégias que tornem o poder público estatal e a sociedade civil repensáveis pela construção da cultura cidadã. Foi com a Constituição de 1988 que Assistência Social alcançou o status de política pública de direito, constituindo-se parte da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e Previdência Social.