Macaé participa de debate nacional de prevenção de desastres

07/07/2023 14:16:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Ana Chaffin

O evento, que contou com a participação do prefeito Welberth Rezende, pontuou boas práticas a partir de desastres em períodos passados

Medidas adotadas por Macaé, como a execução de um dos maiores programas de drenagem do Estado para conter os impactos de chuvas e garantir a prevenção de acidentes ocasionados por enchentes e deslizamentos de terra, foram apresentadas durante encontro promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nesta sexta-feira (7), em Niterói.

O evento contou com a participação do prefeito Welberth Rezende, junto ao Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano e reuniu também o prefeito de Niterói, Axel Grael, além de gestores e agentes da Defesa Civil de cidades situadas nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil que pontuaram iniciativas e boas práticas criadas a partir de desastres registrados em períodos passados.

No encontro, Welberth destacou a execução de duas novas etapas das obras de macrodrenagem, com a ampliação da capacidade de escoamento das redes de águas pluviais, a instalação de novas bombas de drenagem hidráulica, a realização das obras de contenção de encostas na Aroeira, além da modernização dos sistemas de monitoramento e de assistência a situações de risco, como medidas adotadas pelo governo para reduzir danos e garantir melhor infraestrutura para a cidade.


“A prevenção sempre será a principal estratégia de assistência e proteção da população. A realização de obras de infraestrutura e a modernização dos sistemas de monitoramento representam as iniciativas do nosso governo que já promovem resultados significativos em nosso trabalho. Essa troca de experiências com outras cidades do Brasil também auxilia na identificação de novos projetos a serem aplicados em nossa cidade”, apontou Welberth.



Macaé também desenvolve como boas práticas preventivas a criação das estações meteorológicas com 31 pontos de monitoramento que serão instaladas em escolas da cidade, um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), melhorando assim o sistema de alerta e alarme, o que dará base ao Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé.


“Essa é uma boa prática da nossa Defesa Civil que será apresentada em encontros como esse em outras cidades da região diante da inovação do projeto compartilhado entre o município e as instituições acadêmicas”, ressaltou o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, que também participou do evento.



O encontro realizado em Niterói representou a segunda edição dos debates promovidos pela Comissão Permanente das Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) da

Frente Nacional de Prefeitos.

A agenda resultou na entrega da carta com diretrizes para a estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastres das cidades, aprovada por todos os representantes das cidades de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Paraná que participaram do evento.


Fotos Relacionadas