Gestores dos municípios do Norte Fluminense reuniram-se na última terça-feira (4) em Campos dos Goytacazes com o consultor especial da UNESCO/MinC, Flavio Aniceto dos Santos, para a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Estado do Rio de Janeiro, que proferiu uma palestra com sobre o tema.
O objetivo principal do encontro - que reuniu cerca de 15 representantes dos municípios de Macaé, Campos dos Goytacazes, São Fidelis, São João da Barra, Conceição de Macabu e Quissamã - foi promover a integração das cidades e incentivar o ingresso ao SNC.
Representando Macaé, as servidoras Célia Jatobá e Aline Silva sentiram- se muito gratificadas ao ser constatado pelo palestrante, que junto aos demais municípios, os mais avançados são Macaé e Campos dos Goytacazes, ressaltando que em Macaé já foram cumprida todas as etapas, aguardando apenas um retorno do Ministério da Cultura para assinatura do contrato.
Inicialmente Flávio franqueou a palavra aos representantes para que cada um expusesse a real situação de seu município no que se refere a cultura e também da evolução dos processos de integração ao Sistema. Em seguida, o consultor afirmou que o SNC é uma das ações prioritárias do Ministério da Cultura, ressaltando a importância e as vantagens da adesão dos municípios ao SNC, com a gestão compartilhada das políticas culturais pelos municípios, estados e governo federal.
Na ocasião Flávio sinalizou a importância de um fórum regional de gestores para fortalecer a política cultural dos municípios. Segundo ele, a organização em fórum facilita a troca de experiências e a discussão de soluções para problemas comuns. Para facilitar o entendimento dos municípios que sinalizaram algumas dificuldades para ingressar no SNC, foi distribuída uma cartilha “Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, onde estão contidas todas as diretrizes que cada município deve seguir.
Outro ponto questionado na reunião foi a questão da conservação do Patrimônio Edificado. Ainda foi lembrada, a questão das antigas estações ferroviárias. Todos os municípios presentes compartilham da idéia do uso dos espaços como Pólos Culturais.
A Fundação Macaé de Cultura desde 2009 vem pleiteando em conjunto com a Procuradoria do Municipio, a Estação de Glicério para instalação da Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti e Mini-Museu Ferroviário.