logo

Macaé participa de encontro na cidade gaúcha de Rio Grande

07/08/2008 15:11:10 - Jornalista: Catarina Brust

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL) e a prefeitura de Macaé participaram de evento promovido pelo CDL da cidade de Rio Grande (RS), nesta quarta-feira (6) com associados, o prefeito da cidade, Janir Branco, secretários municipais e autoridades. O objetivo do encontro foi passar a experiência de Macaé como cidade sede da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos (UN-BC) e os impactos positivos e negativos que isso representa para o município.

O presidente do CDL de Macaé, José Edmundo dos Santos, o diretor-tesoureiro daquela entidade, Alexandre Almeida Santos, e o secretário executivo de Marketing e Relações Públicas da prefeitura do município, Décio Braga estiveram presentes ao evento. Braga fez uma palestra sobre Macaé, apresentando um panorama da cidade e lembrando o fato da cidade ter sido classificada como “Eldorado” nacional, o que atrai muitos trabalhadores.

- Devido ao crescimento acelerado da cidade, a cada ano ingressam na rede municipal de ensino mais de três mil alunos. As despesas básicas do município aumentaram. Hoje, as principais demandas se verificam nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e habitação popular. Mesmo com todas essas demandas, Macaé foi apontada pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), como a primeira cidade do estado do Rio em desenvolvimento, onde foram contabilizados dados oficiais da área de emprego e renda, saúde e educação, destacou o secretário Executivo de Marketing e Relações Públicas de Macaé.

Como exemplo, Braga citou ainda que na saúde são registradas mais de 70 mil consultas mensais. A cidade tem dois hospitais municipais e três farmácias municipais que distribuem remédios gratuitamente. Na educação, o investimento médio da prefeitura é de R$ 100 milhões por ano. Em 3,5 anos foram construídas 200 novas salas de aula. Ao todo, são 113 escolas municipais e a cidade já implantou uma Cidade Universitária, com diversos cursos gratuitos. Esse ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceira com a Fundação Educacional de Macaé está trazendo os cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição para Macaé. As inscrições para o vestibular já começaram e vão até o dia 31 e os cursos serão implantados no segundo semestre de 2009.

O presidente da CDL de Macaé, José Edmundo dos Santos, salientou que todo o comércio da cidade se beneficiou do progresso vivido na cidade, principalmente o setor da construção civil. “O comércio local teve de se adequar, porque muitas empresas de fora se instalaram na cidade, além de um novo shopping, com mais de 150 lojas, que será inaugurado em setembro”, disse, completando que a visita à cidade gaúcha foi muito interessante pela troca positiva de informações.

O presidente da CDL da cidade de Rio Grande, Renan Guterres Lopes, agradeceu a presença dos visitantes, que se dispuseram a viajar até Rio Grande para participar desse encontro e disse que o objetivo foi atingido. “Queríamos conhecer como Macaé se preparou e enfrentou o rápido desenvolvimento e as informações foram muito importantes. Acredito que Macaé e Rio Grande têm muitas coisas em comum e certamente criamos uma relação bastante saudável entre os dois municípios”, disse.

Já o prefeito Janir Branco destacou que a prefeitura promove reuniões semanais, através de um Grupo de Trabalho formado pelas secretarias de ponta, que discute e planeja as ações nas mais diversas áreas e também elogiou a iniciativa da CDL em promover o encontro. Os secretários municipais de Coordenação, Paulo Renato Cuchiara, de Cidadania e Assistência Social, Leonardo Salum, mais o comandante do 6º BPM, Ten.Cel. Eliseu Vedana participaram do encontro.


Rio Grande - O Anuário Estatístico Portuário (AEP) divulgado recentemente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), destacou o Porto do Rio Grande, em vários aspectos, como um dos 20 principais portos brasileiros. O município possui a maior praia em extensão do mundo, a praia do Cassino com mais de 400 quilômetros, que chega à fronteira com o Uruguai. A cidade também já foi um pólo pesqueiro implantado durante a colonização portuguesa.