logo

Macaé participa de grande campanha contra Hanseníase

05/09/2012 14:09:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com a Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) está promovendo palestras com alunos da rede municipal de ensino. A ação junto aos estudantes, que têm a oportunidade de tirar suas dúvidas e aprender sobre as formas de tratamento da Hanseníase está sendo realizada durante toda semana, nos três turnos, com turmas que vão desde o primeiro segmento do Ensino Fundamental até a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A apresentação aos alunos faz parte de um projeto que é realizado desde o ano de 2008. Nas escolas, além das palestras alertando sobre a Hanseníase, também é apresentada uma esquete teatral em que o assunto é abordado de maneira lúdica, e divertida. A equipe que realiza esse trabalho já passou pelas unidades de ensino Elza Ibrahim e Balneário Lagomar, na segunda-feira (3), e Botafogo e Aroeira, na terça-feira (4). A ação segue nesta quarta-feira (5) no Samuel Brust e no Wolfango Ferreira e na sexta-feira (7) no Cláudio Moacyr de Azevedo e no CIEP Maringá. Em todas as escolas o trabalho é realizado nos três turnos.

- Temos formado parcerias e desenvolvido atividades em complemento ao trabalho dos educadores, pois precisamos levar mais informações para o ambiente escolar. O intuito é que os alunos se tornem multiplicadores desse conhecimento sobre a prevenção e o tratamento da hanseníase – assegura a secretária de Educação, Marilena Garcia.

A coordenadora Brenda Menezes explica que o projeto que está passando por Macaé é o “Carretinha da Saúde – Rio sem Hanseníase”. Trata-se de uma unidade móvel construída para apoiar ações de educação, treinamento e suspeição e/ou diagnóstico da Hanseníase, adaptada com três ambulatórios, palco para atividades de educação em saúde, sala de espera climatizada, recursos multimídia e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção. Nela, estará disponível, nos dias 10 e 11, na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 9h, um dermatologista cedido pela Secretaria de Saúde. Em complemento, o programa está sendo apresentado e divulgado nas escolas, com o apoio da Secretaria de Educação.

- É a primeira vez que a “Carretinha da Saúde” vem a Macaé, que já havia recebido as palestras e o grupo de teatro em outras três oportunidades. E apesar de ser um tema difícil, o projeto está sendo muito bem aceito aqui. São duas equipes atuando nas escolas municipais. Vamos percorrer 92 municípios no Rio de Janeiro e nosso objetivo é encontrar novos casos, para que possam ser tratados – enfatizou Brenda.

A coordenadora de Saúde do Escolar, Maria Dirce Peçanha, afirma que esta é uma iniciativa muito importante para o município: “É uma orientação muito importante que é passada, pois são informações que os alunos guardam, pois prestam muita atenção. É importante que eles sejam multiplicadores, seja para outros alunos, seja para a sua família”.

A diretora-adjunta do Colégio Municipal Aroeira, Luciene Novaes, concorda que é importante trabalhar esta questão com os alunos, pois são eles os maiores divulgadores junto aos adultos, em suas casas: “Assim como a Hanseníase, creio que todas as doenças que dependam de prevenção devam ser trabalhadas nas escolas. E sempre que possível passamos este conhecimento, que é fundamental para a formação deles”.

Se depender de Isabela Silva as informações serão repassadas a todos que conhece. “A palestra foi muito importante para saber o que é essa doença e como é feito o tratamento, para que possamos alertar as pessoas”, comenta a aluna do 5º ano do Colégio Municipal Aroeira.