logo

Macaé participa do lançamento do novo Mapa do Comércio

26/10/2015 15:03:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

O Mapa permitirá adoção de estratégias que impulsionem o setor

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, participa, nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, do lançamento da segunda edição do Mapa Estratégico do Comércio. O sistema da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) embasará as propostas para o crescimento sustentável do setor no período de 2016 a 2020.

- Nossa participação é fundamental, pois é mais uma ação para diversificarmos a economia do petróleo. Atualmente, o comércio em Macaé não está entre as principais atividades, porém, a gestão municipal tem realizado ações direcionadas, buscando otimizar todo o processo. Comércio é encantamento. Portanto, fomentar essa área é mais oportunidades de geração de emprego e renda - pontua Vandré.

O Mapa reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Os temas trabalhados afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, a iniciativa será um instrumento estratégico para a atuação do Senac, braço de Educação Profissional do sistema.

Em uma segunda etapa, o Sistema Fecomércio-RJ promoverá, ao longo de 2016, encontros regionais para a discussão das questões locais do setor, a formulação das propostas para o desenvolvimento sustentável e adoção de políticas públicas eficientes.

O Mapa apresenta nove fatores-chave, considerados fundamentais para garantir o desenvolvimento do setor e das diversas regiões do Estado. Cada fator chave é associado a um objetivo que sintetiza o principal resultado a ser alcançado até 2020, de modo a orientar os debates, os esforços e a atuação dos diferentes atores de interesse do comércio, incluindo empresários, sindicatos, setor público e a sociedade como um todo.