Em comemoração ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, participou nesta quinta-feira (1º), das 14h às 16h, do Seminário Virtual TeleNutrição. O tema escolhido para o debate foi o “Panorama da Alimentação Escolar no Estado do Rio de Janeiro e as implicações com a Agricultura Familiar”. Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através do Programa Telessaúde, o seminário teve como público alvo profissionais de nível superior que atuam na atenção básica.
- Fomos convidados para fazer parte deste evento para darmos um panorama da agricultura familiar na alimentação escolar que está sendo feita em Macaé. Como ela está sendo desenvolvida, todo desafio para a implantação, já que esta é uma legislação recente, o que já foi alcançado e o que trouxe de bom para a merenda escolar, dentre outros assuntos. Além disso, vamos fazer uma consideração com relação ao que está sendo desenvolvido nos outros municípios do estado do Rio de Janeiro – disse a nutricionista Rosane de Araújo Nunes, que faz parte da equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação.
O evento aconteceu pelo endereço virtual do Telessaúde (www.telessaude.uerj.br) e as pessoas puderam acompanhar pelo site, onde fazendo um cadastro receberam uma senha para acessar. Seminário Virtual TeleNutrição também contou a participação da nutricionista Vanessa Shultz, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além dela, o evento terá como mediadora a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região.
Com relação às novidades a serem apresentadas, a coordenadora da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Dina Reis, afirma que a listagem dos produtos que serão comprados pela agricultura familiar já foi fechada e já foi enviada ao setor de orçamento, para que, em seguida, após passar pelo setor de licitação, possa ser feito o chamamento público. A Prefeitura já havia feito um chamamento para credenciamento dos agricultores que possuem toda a documentação exigida pela Lei 11.947/20, que determina que 30% no mínimo da merenda escolar seja composta por gêneros da agricultura familiar.
- Vamos fazer chamada pública com valor acima de R$ 100 mil e dessa forma só podemos comprar de grupos formais, ou seja, cooperativas, assentamentos ou associações. A Cooperativa de Agricultores de Macaé (COOPMAC) e a Cooperativa de Pesca de Saquarema (COBEPPS) se credenciaram, apresentaram a documentação e podem vender diretamente para a Prefeitura os gêneros da agricultura familiar.
Dentre os produtos que serão adquiridos, está o pescado, fubá, feijão de corda, feijão preto, aipim, banana, alguns gêneros de hortifuti produzidos em Macaé, como alface. A partir de setembro está saindo a chamada pública para a aquisição desses novos produtos. Será uma única chamada pública até dezembro, com gêneros que compõem o cardápio até o fim do ano.