logo

Macaé participa do V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança

10/08/2011 14:24:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Prefeitura de Macaé, por meio do Hospital Público Municipal (HPM) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, participará no próximo dia 20, do V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança.

Segundo o cirurgião pediátrico do HPM, Irnac Marcelo Barbosa, a meta é realizar aproximadamente 20 cirurgias em crianças atendidas pela rede. “Este trabalho não pretende resolver a fila de espera, mais sim colaborar para o andamento do atendimento dos pacientes que necessitam deste tipo de serviço”, diz.

Ele ressalta que este é o segundo ano consecutivo que a cidade participa deste movimento nacional. Serão realizadas intervenções cirúrgicas simples como cirurgias cervicais, hérnia umbilical, hérnia inguinal, fimose, cistos, criptorquia e outras cirurgias de pequeno porte.

Além da equipe que atuará na cirurgia como os cirurgiões pediátricos, anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, outros profissionais também atuarão no mutirão com os serviços de educação em saúde. Serão realizadas ações de prevenção com diversos temas abordados de forma lúdica através da utilização de esquetes teatrais, atividades artísticas com pinturas e desenhos.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, diz que se reunirá com os profissionais de outras especialidades para que sejam organizados outros mutirões. “Ação como esta traz uma nova perspectiva na atenção à saúde de Macaé”.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, no mutirão de 2010 foram atendidas 862 crianças em 38 serviços de cirurgia pediátrica. “A ideia é que outros serviços públicos de cirurgia possam se contagiar pela proposta de promover mutirões que beneficiem os usuários do Sistema Único de Saúde”, ressalta.

O cirurgião Irnac acrescenta que esta também é uma oportunidade da sociedade conhecer a atuação da especialidade de cirurgia pediátria que, atualmente, conta com poucos profissionais. “Além dos seis anos do curso de medicina, o profissional para atuar na área de cirurgia pediátrica tem que cursar mais cinco anos de especialização”, finaliza.