Macaé participou do VII Fórum Nacional de Transferências da União

06/07/2022 18:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Evento foi realizado em Brasília

O município de Macaé foi um dos participantes do VII Fórum Nacional de Transferências da União (FNTU), realizado recentemente em Brasília. Com o tema “Gestão, Inovação e Transparência para transformar o Brasil”, durante três dias foram realizadas cerca de 90 palestras. O evento foi realizado pela Rede + Brasil, rede de operadores e operadoras da plataforma + Brasil, principal sistema de gestão do orçamento federal de transferências voluntárias da União.

Todos os 26 estados e o Distrito Federal estavam representados. A programação contou a presença da Diretora Executiva da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Macaé, Simone Sales, que também visitou o Escritório de Representação de Captação de Recursos.

O destaque do Fórum foi o fortalecimento da governança e na melhoria da gestão e do controle para o aprimoramento da execução de políticas públicas. De acordo com o Secretário de Relações Institucionais, Tito Simões, a participação de Macaé foi de fundamental importância e reforça o objetivo do governo municipal.

“É a primeira vez que o município integra o Fórum. Foi essencial, com destaque para oportunidades quanto à captação de recursos, através da plataforma + Brasil. O Fórum tratou de temas relevantes como melhoria de gestão no processo de transferência da União, capacitação, comunicação e transferência”, ressalta.

Para Simone Sales, estar no Escritório de Representação de Captação de Recursos reforça a meta de apostar no fortalecimento da captação de recursos federais.

Estivemos com Edmilson Suassuna, subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da Secretaria de Representação do Governo do Rio de Janeiro, em Brasília. A participação de Macaé foi elogiada, tratar de questões sobre a plataforma + Brasil foi significativo. O próximo passo é participar de um novo encontro em breve e tratar do novo modelo de Governança e Gestão até setembro”, salienta.

Simone Sales pontua, também, que o Modelo de Governança e Gestão é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Entre os participantes do Fórum estavam profissionais de projetos e captação de recursos, planejamento estratégico de áreas afins, como Controle, Procuradoria e Fazenda, entre outros. A programação, em formato híbrido, contou com mais de mil participantes presencialmente e outros 2.500 de forma virtual. A mesa de abertura foi composta por representantes do Ministério da Economia, Serpro, ENAP, TCU, CGU e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na pauta do evento, foram abordados temas como: Rede +Brasil e Metodologia do Fórum Nacional de Transferências da União; Nova Lei de Licitações; Modelo de Governança e Gestão – Case de Implantação Estadual de Santa Catarina; Conectando os Resultados à Estratégia; API de Sistemas Externos de Compras – Integração (Estados e Municípios); Transferências Especiais; Gestão de Recursos Federais em Infraestrutura – Visão do Controle; Projeto Básico – Módulo de Obras – Como alimentar o Sistema; Metodologia para Formação da Cesta de Preços Aceitáveis na Aquisição de Medicamentos e Geração de Economia ao Erário; entre outros.


Fotos Relacionadas