logo

Macaé poderá ter Sociedade de Garantia de Crédito

18/03/2008 17:41:54 - Jornalista: Thales Coutinho

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ) apresentou às instituições financeiras do município de Macaé, a proposta que impulsionará a economia regional, através de maior volume de crédito, pela entrada em cena da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) na Bacia de Campos. A ação beneficiaria, num primeiro momento, micro e pequenos empresários de Macaé, Rio das Ostras e Campos. O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) está avaliando as vantagens que a SGC trará para região.

Uma SGC é uma associação que as empresas, com um aporte único, poderão utilizar como avalista em financiamentos, obtendo linhas de crédito com condições melhores em instituições financeiras parceiras. Há uma experiência bem-sucedida em Caxias do Sul (RS), em que os micro e pequenos empresários conseguem linhas de financiamento a 1,45 e 1,5% de taxa de juros.

O presidente do Fumdec, Francisco Navega, esteve na última semana, em Caxias do Sul (RS), analisando a experiência bem-sucedida na localidade. Em janeiro de 2008, 186 empresários foram beneficiados na região com empréstimos que totalizam R$ 8,6 milhões, através da Agência de Garantia de Crédito (AGC).

– O plano piloto implementado em Caxias do Sul é um instrumento de crédito atual, permitindo melhores condições de caixas para as empresas. Além disso, a região da Bacia de Campos já possui a cultura do cooperativismo, o que já seria um grande passo para a implementação da SGC – destacou o presidente do Fumdec.

Entre os benefícios propostos, a SGC tem como objetivo, promover a competitividade e o desenvolvimento de seus associados por meio da desburocratização, disponibilizando garantia ou o aval as empresas que precisam para obter financiamentos.

Outra vantagem para o empresariado é o acesso à assessoria financeira e empresarial, maiores prazos e menores taxas de juros de operações de crédito e integração empresarial. Já para a comunidade, a geração de emprego e renda, aumento do número de empresas e de investimentos na região.