logo

Macaé: prefeitura continua no combate a dengue

03/02/2009 13:46:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Nesta quarta-feira, equipes estiveram no Cajueiros

A prefeitura de Macaé continua intensificando suas ações de combate a dengue. Nas últimas semanas, os agentes de combate a endemias do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde estão dando uma atenção especial aos bairros que apresentaram índice de infestação de acima de 1%.

Nesta terça-feira (3) cerca de 10 agentes estiveram no bairro Cajueiros, realizando visitas domiciliares, com o objetivo de identificar focos, orientar os moradores sobre os cuidados no controle e eliminação das larvas e criadouros, além da colocação de larvicidas e de capas para caixas d`água e tonéis. O supervisor geral do CCZ, Eric Francisco de Souza, lembra que as ações de combate a dengue
acontecem durante todo ano.

Ele destaca também que a distribuição e a colocação de capas são feitas às famílias de comunidades carentes. “Na última semana foram colocadas aproximadamente 40 capas, somente na comunidade da Piracema”, disse.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, ressaltou que apesar de alguns bairros apresentarem índice de infestação acima de 1%, que é considerado risco pela Organização Mundial de Saúde, a doença esta controlada no município. “No mês de janeiro foram confirmados apenas cinco casos da doença. O número está dentro da média do mesmo mês em 2008, com quatro casos”, frisou, acrescentando que neste período é preciso que toda sociedade redobre os cuidados em suas casas.

O segurança patrimonial Leandro Santos, que recebeu a visita dos agentes nesta terça-feira, contou que procura tomar todos os cuidados para evitar a doença. “Esta semana mesmo dei uma olhada na calha para verificar se havia água empoçada, pois este também é um local onde o inseto costuma colocar os seus ovos”, falou. A ação continua no bairro nesta quarta-feira (4).

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos focos do mosquito da dengue estão nos domicílios. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra ainda que, além do trabalho de campo realizado pelos agentes e da atuação da equipe de Educação em Saúde nas escolas e empresas, o cidadão também tem um canal direto com a secretaria de Saúde, que recebe suas denúncias através do tel: 2762-0175.

Ele alerta à população de que o período de maior incidência do mosquito é no verão. “É importante que possamos dar novamente o exemplo, pois o município provou no último verão estar realmente preparado. Se a secretaria de Saúde não estivesse estruturada teria enfrentado uma epidemia de dengue, devido ao grande número de pessoas vindas de outros municípios onde a infestação do mosquito e da doença estavam fora de controle”, afirmou.