logo

Macaé: prefeitura continua trabalho para minimizar efeitos das chuvas

18/04/2008 12:03:25 - Jornalista: Equipe Secom

Desde a madrugada da última terça-feira (15), a prefeitura de Macaé vem realizando diversas ações para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram toda região Norte Fluminense. Foram montadas várias frentes de trabalho em diversos pontos da cidade.

Nesta sexta-feira (18), 80 profissionais da secretaria Executiva de Obras estão trabalhando nos pontos mais críticos do município realizando a drenagem das vias e limpeza. Estão sendo utilizadas 20 máquinas entre retro-escavadeiras, escavadeiras e tratores, além de 20 caminhões.

A Secretaria de Serviços Públicos está com 168 homens desde às 7h, desentupindo bueiros e retirando água e terra acumulada pela chuva com oito caminhões, na Avenida Evaldo Costa (Antiga Ayrton Senna), Riviera, Novo Cavaleiros, Campos D’Oeste e Jardim Carioca.

As áreas mais atingidas na cidade foram os bairros do Botafogo, Malvinas, Barra de Macaé, Nova Holanda, Nova Esperança, Imboassica, Riviera Fluminense, Sol y Mar e Novo Cavaleiros. Ao todo, a Defesa Civil contabiliza até agora 28 pessoas desabrigadas ou desalojadas. Uma equipe foi enviada para atuar na prevenção em pontos estratégicos, como a contenção de áreas de encosta. Os locais são os morros de São Jorge e Santa Mônica.

A Mactran, responsável pelo trânsito na cidade, pede aos motoristas que evitem passar pela Rodovia Amaral Peixoto, a RJ 106. As duas pistas no sentido Macaé-Rio das Ostras estão interditadas. No Novo Cavaleiros, a prefeitura instalou duas bombas de sucção nesta quinta-feira (17), para escoar a água da chuva.

Chuva - O fenômeno foi causado pela entrada na terça-feira (15), de uma frente fria na Região Sudeste, que provocou ventos e chuva intensa de Rio Bonito a Quissamã. A chuva veio associada a áreas de instabilidade no continente e com a incidência de intenso evento pluviométrico entre a noite de terça-feira e a madrugada desta sexta-feira, dia 18.

Na terça-feira (15), choveu 68,5mm, na quarta-feira (16), 262,9 mm, e ao longo da quinta-feira, 17, 87,9 mm. Estes índices estão muito acima da média histórica mês de abril inteiro que era de 100,5mm.

A Defesa Civil recebeu 72 chamados desde a última terça-feira, entre eles: participação no resgate de acidente na Linha Azul; vistorias técnicas em áreas de risco nas localidades do Parque Valentina Miranda, Campo D`oeste, Morro do Santana, Morro do Lazaredo e Miramar, Horto; queda de barreira nas proximidades do Distrito de Córrego D`ouro , tornando o fluxo em meia pista; atendimento assistencial de urgência a família com criança recém-nascida com gêneros alimentícios e fraldas;

A Defesa Civil alerta que as condições atmosféricas irão permanecer instáveis. A nebulosidade irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com pancadas de chuva isoladas. “É fundamental manter o estado de atenção, informando a Defesa Civil Municipal, pelos telefone 27574046 ou 199, para qualquer solicitação e/ou informação.

Obras - De acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker a comporta do canal Fábio Franco está suspensa e as duas bombas de sucção estão bombeando três mil litros de água por segundo. “A nossa expectativa é de que por volta das 16 horas não tenhamos mais pontos de alagamento”, disse.

Ele acrescenta que uma equipe foi enviada para atuar na prevenção em pontos estratégicos, como a contenção de áreas de encosta. Os locais são os morros de São Jorge e Santa Mônica.

As equipes estão atuando nos bairros Novo Cavaleiros, Imboassica, Malvinas, Fronteira com o trabalho de drenagem, visando minimizar os transtornos causados pelos alagamentos. No bairro Ajuda a secretaria realiza nesta manhã o serviço de limpeza para desobstrução da lagoa existente no local.

*Catarina Brust, Márcia Pereira e Genimarta Oliveira