Macaé presta atendimento a moradores de rua

17/08/2006 10:57:57 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Preocupado com a situação de vulnerabilidade social dos moradores de rua e dos que vêm a Macaé em busca de emprego, o secretário de Assistência Social (Semas), Waldeci Brandão, disse que a secretaria agora conta com sala e assistente social para atender exclusivamente estas pessoas. “Implantamos no município o projeto ‘Volta pra Casa’, uma vez que torna-se necessária reaproximação e reintegração a suas famílias em suas respectivas cidades de origem”, observa Waldeci.

Isso se deve ao fato de que a maioria dos moradores de rua e das pessoas que querem trabalhar é desqualificada profissionalmente, e acabam sem ter para onde ir. “Por ser conhecida como a capital nacional do petróleo, muita gente pensa que Macaé é uma cidade que tem empregos à vontade, mas não é bem assim. Emprego existe, mas para quem tem qualificação”, avalia.

- Fico muito preocupado com o atendimento a estas pessoas, que são merecedoras de respeito, carinho e inclusão social. Os valores éticos, morais e de responsabilidade social são obrigação do poder público, da sociedade organizada e das Ongs – explica o secretário.

Ele adverte ainda que os governos federal, estadual e municipal devem unir esforços para ajudar o morador de rua. “As políticas públicas de ação social têm como objetivo atender o ser humano em todos os aspectos, em todas as áreas de sua vida, pois o direito à cidadania deve ser priorizado para os macaenses e também para os que vêm de fora buscar melhor qualidade de vida, ainda que isto seja-lhes negado pela vida”, finaliza o secretário.