
As missas ocorreram no Memorial da Igualdade às 9 horas; Santana às 9h30; São João Batista às 10 horas e Barreto às 8 e às 10 horas
Em clima de fé e lembrança, Macaé celebrou neste domingo (2) o Dia de Finados com missas em homenagem aos falecidos nos cemitérios Memorial da Igualdade, Santana, São João Batista e Barreto, reunindo famílias em momentos de oração e saudade. As missas ocorreram no Memorial da Igualdade às 9 horas com o Pároco da paróquia de Santo Antônio e administrador da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Gleison Lima; Santana às 9h30 com o padre Tomás; São João Batista às 10 horas com o padre Mauro e Barreto às 8 e às 10 horas com o padre Manoel.
O Pároco da paróquia de Santo Antônio e administrador da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Gleison Lima, explicou que o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é para os católicos uma data de profunda esperança e comunhão espiritual. “Não é apenas um dia de luto, mas um ato de fé: cremos que a morte não é o fim, e que a vida dos que amamos continua em Deus”, afirmou.
Gleison Lima informa que a liturgia deste dia recorda as palavras de Cristo. “’Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá’” (Jo 11,25). Assim, Finados é a celebração da vida eterna e da misericórdia divina. Rezamos pelos falecidos, especialmente pelas almas do purgatório, para que sejam purificadas e acolhidas na glória do Céu. É um gesto de amor que ultrapassa o tempo — uma caridade espiritual invisível, mas eficaz”, definiu.
“É ‘um dia de esperança, porque o amor é mais forte do que a morte’. Visitamos os cemitérios não para nos afundar na tristeza, mas para afirmar a comunhão dos santos: nós, que ainda peregrinamos na terra, e eles, que já esperam a plenitude do encontro com Deus”, comentou o pároco.
A Prefeitura de Macaé preparou os cemitérios para o Dia de Finados. A Gerência de Vigilância Ambiental realizou combate a vetores nos cemitérios tanto da região serrana quanto da cidade. As ações foram: controle de mosquitos Aedes; de Achatina fulica (caracol gigante africano) e de roedores.
O secretário Executivo de Cemitérios, Júlio César Santos Moura, informou que nos 15 cemitérios administrados pela prefeitura, foram realizadas ações de capina, limpeza geral, manutenção da grama, varrição e pintura.
Ele ressaltou o empenho das equipes municipais na preparação dos espaços para receber o público durante o Dia de Finados. “Nos dedicamos para que todos os cemitérios estivessem limpos, organizados e acolhedores, proporcionando às famílias um ambiente de respeito e tranquilidade para as homenagens. Esse cuidado é uma forma de demonstrar a importância que o município dá a esse momento de fé e memória”, pontuou Júlio.