Qual a diferença entre drogas lícitas e ilícitas? Essas e outras questões serão debatidas em uma roda de bate papo no 5º Encontro do Fórum Permanente Intersetorial, promovido pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas. O evento acontece no próximo dia 17, às 17h30, na sede do Conselho Municipal de Saúde, em Macaé. Quem vai moderar a mesa é o psicólogo sanitarista Francisco Jardim e a coordenação do evento é da conselheira em Dependência Química e Presidente do Comad Macaé, Magda Soraia Delfino.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelos telefones: (22) 99644961; (22) 88041986 ou pelos emails: magda_so_raia@hotmail.com e comad@macae.rj.gov.br. Segundo Magda Soraia, esses encontros acontecem desde setembro do ano passado, com o objetivo de trocar o andamento da execução, implementação, fomentação das Políticas Públicas executadas pelos setores governamentais.
— Neste espaço são feitas trocas de experiências, informações dos planos, ações diretrizes e metas, que são expostas pelos participantes. Toda comunidade pode e deve participar desses bate-papos, pois, se trata de algo importante para o controle social, a promoção da saúde e a valorização pela vida de nossos munícipes. O tema desse encontro será “Drogas Lícitas (álcool, tabaco, remédio, etc...) – Qual a diferença para as Drogas Ilícitas”, mas outros assuntos podem e devem ser incluídos — observa Magda.
A conselheira ressalta que estes encontros são importantes para firmar ainda mais as parcerias na promoção da saúde social como um todo, buscando qualidade de vida, como o trabalho de prevenção, por meio da informação, e também a capacitação no atendimento à comunidade.
— Nossa idéia é fazer um trabalho de conscientização cada vez mais itinerante. No fim do mês de maio vamos para as ruas com ações de divulgação e nosso objetivo é estar sempre nas praças, nos shoppings, no terminal, levando um material informativo, por meio de um trabalho mais intensivo do que os eventos pontuais que participamos —explica.
Síndrome Alcoólica Fetal – Também promovido pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Macaé, através do Núcleo de Prevenção Primária, o primeiro Seminário de Capacitação da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no dia 25 de abril, foi um exemplo de ações informativas e conscientizadoras promovida para a comunidade. “Para esse evento, pudemos distribuir muitos convites e implementar o que rege a Lei da Saúde: e trabalhar no âmbito intersetorial, manter diálogos e buscar resgatar confiança”, afirma a conselheira Magda Soraia.