Foto: Guga Malheiros
Palestras mostram malefícios do cigarro e importância de uma vida sem tabaco
Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, Macaé irá realizar palestras e atividades contra o tabagismo nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29). A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod) e a equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, vinculada à secretaria de Saúde, organizam o evento com o intuito de diminuir o uso do cigarro.
A ação começará às 10 horas e prossegue até 18 horas, no calçadão, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, na Avenida Rui Barbosa, número 551, no Centro.
A equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo e Cepod vão atuar com um questionário para realização de espirometria - prova de função pulmonar -, panfletagem e orientação à população. Haverá apresentação dos malefícios do tabagismo e explicitadas as possibilidades de tratamentos, visando à prevenção e a promoção da saúde.
O tema escolhido para ser abordado é o uso de narguilé e a iniciação ao fumo. Narguilé é um cachimbo de origem oriental. Muitas pessoas acham que é menos agressivo, porém, em longo prazo, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. A divisão desse produto com outras pessoas pode causar outras doenças como hepatite C e tuberculose.
Também na quarta-feira e na quinta-feira haverá palestras sobre prevenção e controle do tabagismo, entre outros temas relacionados. As explanações serão proferidas por profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS ad Porto), secretaria de Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, Grupo de Teatro Arte em Saúde (GRUTAS) e Grupo de Atividades de Odontologia do Trabalho (Subsecretaria Municipal de Odontologia). Será distribuído também um questionário de auxílio diagnóstico, por sete alunos da Escola Técnica José Rodrigues da Silva.
Na quarta (28), nos períodos da manhã e da tarde e na quinta (29), na parte da tarde, serão promovidas atividades de animação cultural.
A orientação à população que deseja parar de fumar será direcionada para a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, que possui uma equipe interdisciplinar, com profissionais de fisioterapia, serviço social, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, psiquiatria e pneumologia. A sede do programa funciona na Rua Conde de Araruama, 569, no Centro, telefone (22) 2796-1295.
A orientação para os demais será direcionada para o serviço de pneumologia do Centro de Saúde Jorge Caldas, Rua Tenente Coronel Amado, s/n. Centro, telefone (22) 2762-7996 e módulos do Estratégia Saúde da Família (ESFs).
LEI FEDERAL - O Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma Lei Federal 7.488 e foi criada em 1986. Foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo e segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O Brasil inteiro irá se mobilizar para esse dia. Como muitos jovens estão começando a consumir cedo o cigarro e outros produtos relacionados com o tabaco, a campanha deste ano tem como principal objetivo informar aos jovens e adultos o risco de fumar, como forma de prevenção.
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte e o tabaco é um dos responsáveis. A luta é para controlar o tabagismo como problema de saúde coletiva e reduzir a incidência de mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco no país.
*Com supervisão Equipe Secom