
Foto: Maurício Porão
A Escala M-CHAT é conhecida mundialmente como uma ferramenta importante para o desenvolvimento infantil
O Sistema Único de Saúde (SUS) lançou uma nova linha de cuidado que orienta a aplicação da Escala M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) em crianças entre 16 e 30 meses com objetivo de identificar precocemente os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em conformidade com a atualização, a Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Básica e da Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, promove nesta quarta-feira (26), das 14h às 17h, uma capacitação voltada para o uso do método, que é um dos principais instrumentos internacionais de triagem precoce para identificação de sinais do transtorno.
O treinamento acontece no auditório do Centro Integrado de Administração e Saúde (CIAS) e tem como objetivo qualificar profissionais da rede municipal de saúde que atuam diretamente com crianças na primeira infância. A ação conta com a parceria da Gerência de Atenção Primária à Saúde. O público-alvo inclui profissionais médicos, enfermeiros e equipes multidisciplinares que lidam com crianças nessa faixa etária. A capacitação visa padronizar a aplicação da escala na rede municipal, ampliando a eficiência e a qualidade da assistência em saúde infantil.
“Macaé já vem realizando o método, mas isso vai se intensificar com mais profissionais sendo treinados. Com essa escala, é possível que as famílias recebam orientações importantes sobre o desenvolvimento infantil nas unidades de Atenção Primária, sejam nas ESF ou UBS, garantindo o acompanhamento adequado e quando necessário, o encaminhamento para a rede de Atenção Especializada”, explica Liana do Amaral, coordenadora municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência.
A Escala M-CHAT permite apontar possíveis sinais de desenvolvimento atípico, contribuindo para encaminhamentos e avaliações especializadas. A ferramenta é reconhecida mundialmente como etapa fundamental para o diagnóstico precoce. O teste de triagem M-CHAT já está disponível na caderneta digital da criança e no prontuário E-SUS