logo

Macaé promove encontro para discutir o Plano Municipal de Cultura

06/11/2025 08:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Município cumpriu metas fiscais e respeitou os limites de gastos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

A Secretaria Municipal de Cultura de Macaé realizou, nesta quarta-feira (5), o evento "Vamos Conversar sobre o Plano Municipal da Cultura?", em celebração ao Dia Nacional da Cultura. O encontro aconteceu no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, no Centro.

A programação contou com a posse simbólica dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura, uma roda de conversa sobre os planos municipal e nacional de cultura e a presença de Eduardo Nascimento, representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro nos últimos três anos.


"Observo com entusiasmo a participação de todos aqui reunidos. A valorização da cultura é notável, e isso me agrada", enalteceu.



De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Waleska Freire, a finalidade do encontro foi promover o diálogo e fortalecer a participação social na construção das políticas culturais do município.


"O Encontro Municipal de Cultura de Macaé, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e ao Dia da Língua Portuguesa, é histórico. Celebramos e reafirmamos os princípios como o direito à cultura, a participação social e a democracia cultural", destacou a Secretária.




"Estamos tratando de igualdade, equidade, responsabilidade e direitos. É a essência da cultura. Estamos aqui reunidos para celebrar um novo momento do conselho. O conselho representa a democracia, onde existe participação popular, a participação de todos, permitindo que as pessoas colaborem com a gestão. Esse é o papel do conselho", destacou a vereadora Leandra Lopes, presente ao evento.



O encerramento ficou por conta de uma roda de samba, que reuniu artistas locais e proporcionou um momento de integração entre gestores públicos, produtores culturais e a comunidade.

O Plano Municipal de Cultura será o documento orientador das ações e investimentos da gestão cultural de Macaé nos próximos anos, buscando garantir a democratização do acesso à cultura, o incentivo à produção artística e a valorização da diversidade cultural do município.