Foto: Mário Notare
Espetáculo tem música, mas é sem fogos para pessoas com hipersensibilidade auditiva
A Prefeitura de Macaé promoveu nesta sexta-feira (27) o espetáculo das Águas Dançantes voltado para pessoas com hipersensibilidade auditiva, sem a queima de fogos, na Lagoa de Imboassica. As músicas foram mantidas e a chuva não interrompeu o show. O objetivo foi proporcionar uma experiência inclusiva e acessível, garantindo que todos pudessem desfrutar da beleza do espetáculo.
A presidente de honra da Associação Motivados pelo Autismo Macaé (MOPAM), Lúcia Anglada, elogiou a iniciativa da prefeitura.
O aposentado Antônio Batista preferiu ir ao evento no dia sem a queima de fogos e enfatizou a importância das apresentações especiais.
“Hipersensibilidade auditiva para pessoas com deficiência é muito comum, e para os autistas é uma realidade. Saber que a prefeitura está sensível para nossa comunidade PCD fazendo adaptações no Natal Magia nos traz conforto e a certeza que estamos conscientizando o poder público em prol de nossas famílias atípicas que também querem assistir a esse espetáculo mágico em Macaé”, comentou.
O secretário de Turismo, Léo Anderson, lembrou que neste ano já são utilizados fogos de baixo ruído.
"A beleza das Águas Dançantes, sem a queima de fogos, permitiu que eu e muitos outros pudéssemos aproveitar o espetáculo em sua essência, prefiro assim. A Prefeitura de Macaé está de parabéns por promover a inclusão e garantir que todos possam desfrutar desses momentos especiais", citou.
De acordo com o secretário, a iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura em atender às necessidades de diferentes grupos da população, promovendo a conscientização sobre a hipersensibilidade auditiva e a importância de eventos que considerem a diversidade.
“Neste ano utilizamos fogos de baixo ruído que emitem apenas o barulho mecânico de quando são liberados, mas sem os estrondos quando explodem as luzes. Os fogos de artifício são sem explosões para minimizar o impacto de pessoas com sensibilidade, além de animais domésticos. Mas especificamente nos dias 20 e 27, não houve nenhum fogo, mesmo os fogos usados durante essa temporada, de baixo ruído”, explicou o secretário.