logo

Macaé promove Fórum Informal de Política Cultural

05/09/2005 16:21:07 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Com a participação de grande número de pessoas ligadas à cultura, aconteceu no sábado, 03, no Teatro Municipal, a partir das 10h, o I Fórum Informal de Política Cultural de Macaé, organizado pela Fundação Macaé de Cultura com o objetivo de envolver todas as vertentes culturais do município em debates que possibilitem a implantação de políticas públicas para a cultura em Macaé.

A abertura do Fórum contou com a presença do prefeito Riverton Mussi e, ao abrir os trabalhos, a presidente da FMC, Ivana Mussi Luz, ressaltou a importância da participação da comunidade na discussão da política cultural de Macaé.

– A cultura amplia horizontes e gera renda. Temos o objetivo de debater, disseminar e desenvolver a arte no município, construindo alternativas para a cultura macaense, com a participação de todos que vivem e respiram cultura, disse Ivana, ressaltando ainda a satisfação de ver o teatro cheio de dançarinos, atores, artistas plásticos, artesãos, escritores, músicos entre outros artistas e agentes culturais.

Além da presidente da FMC, participaram da mesa o prefeito Riverton Mussi; o vice-presidente da Câmara, vereador Júlio César de Barros; o ator e diretor Gilberto Alves, representando a sociedade civil; os vereadores Marilena Garcia e Maxwell Vaz, e o secretário de Acervo e Patrimônio, o dramaturgo Ricardo Meirelles.


Vereadora Marilena Garcia – Macaé é município-desafio

Iniciando sua fala dizendo que Macaé é um município-desafio pelos impactos sofridos nas duas últimas décadas e lembrando que a cultura é eixo aglutinador, a vereadora Marilena Garcia disse que o Fórum foi uma conseqüência da Audiência Pública sobre cultura realizada na Câmara Municipal, em agosto, onde se discutiu a importância da participação da comunidade nos debates sobre a cultura no município e nas discussões sobre o orçamento para a área cultural. A vereadora parabenizou Ivana Mussi por ter organizado em 15 dias o Fórum, que possibilitará que as verbas culturais sejam direcionadas pelo Poder Público para atender à comunidade artística macaense.

- O prazo para as propostas orçamentárias expira no dia 11 de setembro e desejamos que possa ser definida aqui, neste Fórum, a estrutura da cultura em Macaé – disse a vereadora.