As ações para conscientização vão acontecer nos dias 27 e 28, às 18h
Com cinema e roda de conversa, Macaé promoverá reflexões sobre a garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero no Dia do Orgulho LGBTI+ (Dia Internacional do Orgulho LGBTI+), celebrado em 28 de junho. As ações para conscientização vão acontecer nos dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira), às 18h, todas gratuitas.
Os eventos estão sendo organizados pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, com o Centro Cultural Rinha das Artes, através do projeto CineRinha, e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do projeto de extensão universitária, Coletivo Minerva Práticas Integrativas e Complementares Arte e Cultura.
Além dos convidados qualificados para a abordagem do tema, a apresentação do curta-metragem de 2019, ‘Stonewall Outloud’, é um dos destaques da programação. O documentário é dirigido por Fenton Bailey e Randy Barbato. Nele, vozes contemporâneas da comunidade LGBTI+ discutem ‘Remembering Stonewall’, o primeiro documentário a narrar o evento histórico de 1969 que desencadeou o movimento de libertação gay.
Ela acrescenta que a data é um momento de reafirmar os direitos. “É preciso garantir que as histórias destas pessoas não se percam em um mar de violência e preconceito. Pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar e lutar contra o preconceito, a violência e discriminação, sobre a perspectiva de que vivemos novos tempos de equidade, de tolerância, da garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero. Importante ressaltar que a luta contra a LGBTfobia ainda é diária. É uma luta por respeito e afeta a vida de milhares de pessoas”, enfatiza.
“Este é um curta que retrata Stonewall em 1969, o início do que hoje chamamos de Orgulho. Após a apresentação, debateremos sobre as vozes de quem estava lá e como ecoam na voz da geração LGBTI+ de hoje. O Dia do Orgulho LGBTI+ é comemorado anualmente de forma institucional e social em todo o mundo. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTIfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente de orientação sexual ou identidade de gênero”, diz a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.