Macaé aderiu à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A causa ganhou destaque no último domingo (18), dia nacional de mobilização. Nesta quarta-feira (21), das 9h às 17h, será realizada, na Praça Veríssimo de Melo, uma ação conjunta entre os setores da Secretaria de Desenvolvimento Social.
De acordo com a secretária da pasta, Andrea Meirelles, a importância de um evento como esse é trazer uma reflexão para a população de que denunciar é preciso.
- O objetivo é conscientizar as pessoas para que, conhecendo um caso, possa denunciar através do Disque 100 ou, pessoalmente, no Conselho Tutelar, onde receberão orientações e acompanhamento da assistência social – orientou a secretária de Desenvolvimento Social.
Durante o evento na praça, seis estandes destinados aos setores participantes, além de uma tenda para a recepção do público, estarão montados na para que as equipes orientem a população sobre os serviços prestados no município e distribuição de material de divulgação de campanhas, em especial a de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Já em parceria com o Conselho Tutelar e com a Secretaria de Educação, a subsecretaria da Infância e Juventude, através das equipes dos Cras, vão promover, na próxima quarta-feira (28), uma Roda de Conversa sobre o tema na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. Outras escolas da rede municipal também vão receber o evento até o final deste mês.
As estratégias de enfrentamento à violência em Macaé estão sendo elaboradas a partir da atuação de um Grupo de Trabalho Intersetorial, que inclui as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e o Conselho Tutelar. Os dados coletados servirão de base ao desenvolvimento de ações que consigam coibir a prática e ampliar a denúncia sobre o assunto.
A importância de denunciar
Para que o combate à violência seja eficaz, juntamente com as ações efetivas de políticas públicas, a denúncia é de extrema importância. O Disque 100, principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em 10 anos de funcionamento, já recebeu mais de 160 mil denúncias em todo o país. As denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações.
Em Macaé, também é possível realizar denúncias no Conselho Tutelar, Creas e CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Conselho Tutelar I: 2762-0405 / Plantão: 98837-4314
Conselho Tutelar II: 2762-9179 / Plantão: 98837-3294
Conselho Tutelar III: 2793-4050/4044 / Plantão: 98110-2301 (Serra)
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: 2796-1546
CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social: 2796-1507 / 2796-1102