logo

Macaé realiza Dia D de mobilização nacional contra a dengue neste sábado

05/11/2025 12:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

No próximo sábado (8), a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, promove o Dia D de mobilização nacional contra a dengue. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e conscientização sobre as arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus.

As atividades acontecerão em quatro pontos da cidade. No Centro, haverá ações durante a Feirinha da Roça, na Rua Manoel Joaquim dos Reis, e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, ao lado da Sociedade Musical Nova Aurora. Outro ponto será no bairro Parque Aeroporto, na Praça Principal. Já na Região Serrana, em Córrego do Ouro, em frente ao Parque de Exposições, as equipes realizarão o Cevas Itinerante, com orientações sobre arboviroses, vacinação antirrábica, controle de roedores e visitas domiciliares.

Segundo o coordenador da Gerência de Vigilância Ambiental, Julinho Antunes, mesmo com a redução de 75% nos casos de dengue em 2025, anunciada pelo Ministério da Saúde em comparação a 2024, o trabalho preventivo deve continuar de forma intensa antes da chegada do verão.


“Vamos abordar a população para esclarecer tudo sobre as arboviroses e mostrar que a dengue é uma doença grave, que pode ter consequências fatais se não for tratada adequadamente. A conscientização e a prevenção são fundamentais para manter a redução dos índices da doença”, ressaltou Antunes.



Durante o evento, as tendas montadas oferecerão distribuição de materiais educativos, orientações sobre sintomas e prevenção e atendimento ao público sobre doenças transmitidas por mosquitos.

Arboviroses
As arboviroses dengue, chikungunya e zika são doenças causadas por vírus distintos, mas transmitidas pelo mesmo vetor principal, o mosquito Aedes aegypti. A infecção ocorre por meio da picada da fêmea infectada, que transmite o vírus ao se alimentar de sangue humano.

Os sintomas principais das três doenças têm início súbito e podem apresentar febre, dor de cabeça, dor muscular, manchas pelo corpo e mal-estar geral. Há algumas características que ajudam a diferenciar cada uma:

Dengue - Febre alta, dor intensa no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e, nos casos graves, sangramentos e comprometimento de órgãos.

Chikungunya - Dor e inchaço articular intensos, especialmente em punhos, tornozelos e joelhos, podendo persistir por meses (fase crônica).

Zika - Febre baixa, coceira intensa, erupções cutâneas, conjuntivite não purulenta e dores leves. Pode causar complicações neurológicas e malformações congênitas em fetos.


A atenção às gestantes é prioridade, tanto Zika quanto Chikungunya podem ser transmitidos verticalmente, ocasionando riscos ao feto. É fundamental o pré-natal de alto risco e a notificação imediata de casos suspeitos.

A principal medida preventiva é o controle do mosquito vetor, por meio da eliminação de criadouros e de proteção individual contra picadas.

Serviço – Dia D de Combate ao Aedes


Feirinha da Roça: 7h às 11h

Parque Aeroporto (Praça Principal): 9h às 13h

Calçadão (Centro): 9h às 13h

Córrego do Ouro (Parque de Exposições): 9h às 13h