Foto: Bruno Campos
Os trabalhos de limpeza urbana buscam eliminar locais que sirvam de criadouros
Dando continuidade às ações intersetorias de combate ao mosquito Aedes aegypti, foi realizada, na segunda-feira (14), nova reunião do Gabinete de Atenção e controle do inseto, na qual foram definidas novas estratégias. O objetivo do trabalho em conjunto com diversas secretarias é erradicar o vetor da dengue, zica vírus e febre chicungunha. Nesta terça-feira (15), os trabalhos do mutirão continuaram no bairros Cajueiros com atuação de equipes de limpeza e do Centro de Controle de Zoonoses.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressaltou que o momento requer iniciativas compartilhadas de enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito. "O foco é fazer um trabalho interno em todos os imóveis públicos e que a população também nos auxilie, verificando e eliminando os criadouros de suas casas, pois a melhor forma de combate é não deixar o mosquito nascer", frisou.
O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Welberth Rezende, participou da reunião, na segunda-feira, e assumiu o compromisso de mobilizar membros de algumas instituições para serem capacitados e atuarem como multiplicadores nas orientações de combate ao Aedes aegypti.
Mutirão - Nesta terça-feira (15), as equipes de limpeza e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuaram com o mutirão no bairro Cajueiros e na comunidade da linha. Os moradores foram orientados a colocar nas calçadas os materiais sem utilização que poderiam servir para acúmulo de água e criadouro para o mosquito. O trabalho se estendeu ao longo do dia e os caminhões percorreram as ruas fazendo o recolhimento.
Nesta quarta-feira (16), as atividades serão iniciadas no bairro Parque Aeroporto, com limpeza, pulverização e tratamento do canal Macaé-Campos, coleta de objetos dispensados pelos moradores e poda de árvores. O trabalho será iniciado ao longo do canal Macaé-Campos e na Avenida Tancredo Neves, antiga 62.
O secretário de Comunicação, Antônio Luiz Pinheiro, lembra que a população deve ficar atenta ao carro de som que irá avisar com antecedência em quais vias o trabalho será executado. "O morador dever colocar os objetos no portão no dia em que o caminhão for passar", reforçou.