O 2º Fórum das Juventudes de Macaé movimentou, nesta terça-feira (28), o Museu do Legislativo com debates, reflexões e a eleição para a primeira grade do Conselho Municipal de Juventude do município. A programação recebeu instituições candidatas, jovens e representantes de escolas e faculdades públicas e privadas. A programação foi aberta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Para a Coordenadora de Políticas para a Juventude de Macaé, Andressa Dantas, o Fórum é um marco para a juventude. “Desde 2015 estamos lutando para tudo isso acontecer e, finalmente, a implementação das políticas voltadas para este público está recebendo atenção. Agradecemos ao Prefeito de Macaé, Welberth Rezende por isso e por olhar sobre todo o trabalho voltado para o jovem. A Coordenadoria foi criada por este Governo para executar, avaliar e implementar as políticas públicas”, comentou ao receber aplausos.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, agradeceu a presença de todos e lembrou que o Prefeito de Macaé entende como prioridade a juventude do município. “Hoje é um dia importante, mas continuaremos somando forças para evoluir cada vez mais. Temos muito a fazer, parabenizo e agradeço a Andressa por todo trabalho”, ressaltou.
Já o vereador Reginaldo do Hospital destacou que a “cultura e a educação” são essenciais para o desenvolvimento do jovem. “É muito significativo ver este Fórum e esta eleição para o Conselho”, frisou. Também na mesa de abertura, a vereadora Iza Vivente parabenizou à coordenação, à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e ao governo municipal. “Este Fórum é motivo de orgulho e alegria, pois a luta da juventude de Macaé é antiga. Esse protagonismo é essencial, a posse dos conselheiros será significativa, pois nossos jovens vão conseguir se ver no espaço”, comentou.
Também estiveram no Fórum representantes das secretarias de Esportes, Saúde e Desenvolvimento Social, além da Secretária de Igualdade Racial, Zoraia Brás, a Secretária de Políticas para Mulheres, Sheila Juvêncio. O evento foi motivo de elogios dos participantes que, entre debates e trocas de experiências, puderam apresentar ideias e votar.
Entre eles estava o universitário Fábio Pinheiro Diogo. “Moro em Macaé há mais de 20 anos e acompanho esta luta. Sempre participei de reuniões, movimentos culturais e estar aqui, poder votar e ver tantas ideias sendo tratadas é maravilhoso. Vou fazer questão de votar”, salientou o estudante de Engenharia de Produção.
Durante a programação foi destacado o tema "Os desafios na luta pela construção das políticas públicas de juventude". A abordagem mediada por Andressa Dantas foi ministrada pelos convidados: Marlon Barbosa, Superintendente de Juventude de Cabo Frio e Irlane Alexandre (projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos - NEA-BC). O jornalista Marcel Silvano também ressaltou a importância dos conselhos.
Para Marlon Barbosa, Macaé pode fazer a diferença e se tornar uma das referências do estado. “Poucos municípios tratam de políticas para juventude. Precisamos compreender que o jovem precisa ser prioridade. Temos que lutar cada vez mais, pois o protagonismo juvenil deve ser o foco. Parabéns a todos”, disse. Já Irlane Alexandre comentou que estar no Fórum e falar sobre juventude é um orgulho. “O jovem é o formador de decisões. Estar nesta programação é um avanço, tendo em vista todos os obstáculos que giram em torno da política nacional e da implementação de ações voltadas para o jovem. Ver uma coordenação e a Andressa atuando é motivo de alegria, pois ela lutava lá atrás com outros estudantes”, pontuou.
Após a apresentação do tema foi iniciado o processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (COJUMA), cujo resultado será divulgado no Diário Oficial até a próxima quinta-feira (2 de março). A programação também foi aquecida com roda cultural com apresentação de hip hop, além de uma batalha de MC´s do Planalto da Ajuda.
Vale lembrar, que os conselheiros municipais têm como missão elaborar, planejar e implementar as políticas voltadas para as juventudes em Macaé, monitorando e avaliando a execução das mesmas. Eles também podem promover a articulação entre as instituições nos âmbitos federal, estadual e municipal entre outras atribuições descritas na lei. O processo eleitoral é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade através da Comissão Eleitoral, instituída pela portaria nº 29/2022.
O COJUMA é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade e tem, segundo a lei nº 4.117/ 2015, os objetivos de elaborar, planejar e fiscalizar políticas de juventude; promover a articulação interinstitucional nos âmbitos federal, estadual e municipal, entre outras atribuições.