Foto: Moisés Bruno
Objetivo é formar multiplicadores para promover a saúde e a prevenção de doença
Dando continuidade aos encontros da Oficina de Manejo da Violência Interpessoal nas Escolas, que começou no último dia oito, a Prefeitura de Macaé realizou mais uma ação nesta quarta-feira (15), de 8h30 às 12h, no auditório do Centro Administrativo Luís Osório (CEALO). O tema abordou a violência sexual em suas diversas formas. Participaram agentes comunitários, enfermeiros de 16 módulos da Estratégia Saúde da Família (ESFs) e representantes de 25 escolas pactuadas no Programa Saúde da Escola. Vários temas serão abordados até o mês de junho. O objetivo final é formar multiplicadores para promover a saúde e a prevenção de doença por meio da informação aos mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, além dos responsáveis.
O curso desta quarta-feira (15) contou com a participação da coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes, Maria Luisa Sarube de Mallo. Segundo ela, a palestra abordou temas como a violência sexual, a negligência, o abandono, a prevenção dos agravos decorrentes da violência sexual e a notificação dos casos. “A proposta é formar esses profissionais para que eles possam manejar as situações de uma forma estratégica e preventiva”, disse.
De acordo com informações dos coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), José Carlos Crespo e Theresa Huhuet, a capacitação é uma parceria das secretarias de Saúde - Gerência Básica de Saúde - e de Educação."A capacitação para esses profissionais será realizada até o mês de junho e todos os participantes receberão certificados ao final do curso", explica.
O projeto já abordou temas como: violência nas escolas; o papel fundamental da família como referência no desenvolvimento saudável da criança; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído em 1990 pela Lei Federal 8069, que assegura a todas as crianças e adolescentes direitos fundamentais do ser humano e o exercício pleno da cidadania; e as características da violência, que pode ser física, psicológica e moral.
Cronograma segue até junho
Dia 22 de abril - 8h às 12h- Formação de Profissionais sobre o desenvolvimento infantil.
Dia 29 de abril - 8h às 12h- Formação de Profissionais sobre o desenvolvimento infantil.
Dia 6 de maio - 8h às 12h- Formação de Profissionais para trabalhar com as temáticas: Prevenção ao uso de Álcool e Tabaco, Crack e outras drogas.
Dia 13 de maio - 8h às 12h- Formação de Profissionais para trabalhar com as temáticas: Prevenção ao uso de Álcool e Tabaco, Crack e outras drogas.
Dia 20 de maio - 8h às 12h- Formação de Profissionais para trabalhar com as temáticas de promoção da alimentação saudável.
Dia 27 de maio - 8h às 12h- Formação de Profissionais para trabalhar com as temáticas de promoção da alimentação saudável.
Dia 3 de junho- 8h às 12h- Formação de Profissionais da saúde e educação sobre importância e uso da fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (estratégia NutriSUS) nas creches.
Dia 9 de junho - 8h às 12h - Formação de Profissionais para trabalhar com direitos sexuais e direitos reprodutivos e prevenção das DST/Aids.