logo

Macaé realiza primeiro encontro de formação de diretores para fortalecer a alfabetização

26/08/2025 15:30:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Prefeitura de Macaé promove, nesta terça-feira (26), o primeiro encontro de formação dos diretores das escolas do Ensino Fundamental – anos iniciais – da rede pública municipal. O evento, realizado das 8h às 17h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, na Cidade Universitária, tem como objetivo fortalecer a alfabetização dentro do escopo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do governo federal.

O CNCA busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental. Macaé é um dos municípios que aderiram integralmente ao programa, colocando a alfabetização como prioridade estratégica. Durante o encontro, os gestores alinham estratégias, compartilham boas práticas e discutem os desafios da educação na primeira infância.

O secretário municipal de Educação, Matias Mendes, recepcionou os participantes e enfatizou a relevância da ocasião:


“Este é um momento histórico para Macaé. Assumimos juntos o compromisso de garantir que nossas crianças tenham acesso à alfabetização com qualidade. Alunos bem alfabetizados são o futuro do país", declarou.



Tendo iniciado sua trajetória profissional como alfabetizador, Mendes destacou o papel essencial do município no suporte aos educadores:


“Nem todos contam com apoio familiar para enfrentar os desafios da alfabetização. É nesse contexto que a gestão pública se torna fundamental. Tive o privilégio de contar com o suporte da minha mãe e das minhas tias alfabetizadoras para enfrentar os desafios de dar aulas aos 18 anos em uma turma de alfabetização”, relatou o secretário, que é professor de Matemática.



A abertura da programação foi conduzida por Taissa de Souza Santos, diretora da Escola Municipal Zelita Rocha, que propôs dinâmicas sobre as vivências dos gestores e os caminhos percorridos até a liderança escolar. Ela também orientou os diretores sobre a necessidade de inscrição e participação nas avaliações do CNCA para elevar os índices educacionais do município.

A superintendente pedagógica da rede municipal, Balade Ayala, anunciou que o ciclo de formação contará com mais três encontros: em 1º de setembro, 31 de outubro e 3 de novembro. A articulação do CNCA em Macaé é coordenada por Lúcia Menezes.

Além da formação continuada, Macaé investe em acompanhamento pedagógico e avaliação diagnóstica dos estudantes. A adesão ao CNCA reforça o compromisso do município com uma educação inovadora e eficaz.

O programa prevê impactos significativos nas escolas, como diagnósticos mais precisos da aprendizagem, formação e suporte aos educadores, gestão escolar integrada e maior participação da comunidade. Municípios que se destacarem receberão o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação e emitido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para conquistar o selo, é necessário promover a integração das redes e políticas educacionais, institucionalizar a política de alfabetização, implementar ações pedagógicas, formar professores e distribuir materiais didáticos.

Mais informações sobre o CNCA estão disponíveis no site oficial do programa: criancaalfabetizada.caeddigital.net.