logo

Macaé realiza segundo Seminário da Guarda Ambiental

18/09/2014 16:49:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

O evento começou nesta quinta-feira (18), no auditório do Nupem/UFRJ

Macaé sedia o segundo Seminário de Guardas Ambientais do Estado do Rio de Janeiro, no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem/UFRJ), no Barreto, nesta quinta (18) e sexta-feira (19). As propostas são a troca de conhecimento entre os profissionais da área de diversos municípios e estreitar relações profissionais e pessoais. Outro ponto abordado é a implementação da Lei número 13.022 de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, onde os municípios terão dois anos para se adequar ao novo emprego tático, novas atribuições e missões socais determinadas na lei.

A programação, desta quinta, também contou com as palestras: “Gestão estratégica de Riscos e Respostas a Desastres – Construindo cidades resilientes”, promovida pelo diretor executivo da empresa Selva Brasil, João Carlos da Silva; “Nova Legislação Ambiental”, pelo procurador da República, Flávio Carvalho Reis. A mesa foi composta pelo o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório; o comandante da Guarda Ambiental, Madson Narazero; diretor executivo da empresa Selva Brasil, João Carlos da Silva, além dos representes do Forte de Marechal Hermes, Diego Pazzin, e da Câmara Municipal de Macaé, vereador Welberth Rezende.

- Aproveitamos o seminário para dar início às ações de mudanças de adequação a nova lei. Uma das atribuições dos agentes será colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos, destacou Edilmilson Jório, acrescentando que poderá ser necessário o uso de armamento, o que rege a lei, para realização de um patrulhamento preventivo com segurança.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental de Macaé, Madson Nazareno, o principal objetivo do seminário é a interação, a troca de técnicas de serviços, experiências e ideias. “Esse é o segundo ano que realizamos o seminário, a proposta é que tenhamos por muitos anos esse evento de sucesso que abrange todo o Estado do Rio de Janeiro. Agradeço a confiança do prefeito Dr. Aluízio”, disse.

Para a diretora do departamento ambiental do município de Casimiro de Abreu, Vivian Bickel, esta é uma iniciativa importante, pois, segundo ela, é a única oportunidade de interação e troca de experiências. “Aqui, percebo que estamos no mesmo nível dos outros municípios”, explicou.

Cerca de 100 agentes de vários municípios vão comparecer nestes dois dias de evento. Edmilson realizou a primeira palestra, às 10h, com o tema: “Estrutura de Defesa Social” que abordou como a Guarda Ambiental está inserida na estrutura de defesa na sociedade. O tema visou também as missões sociais dos agentes.

Nesta sexta-feira (19), as palestras começam, às 09h, com o tema: “Ciências Biológicas”, proferida pelo Doutor em ciências biológicas, Lemes Martins; e “Gestão Pública”, pelo Instrutor de Segurança pública, João Alexandre Santos. O Seminário é uma realização Prefeitura de Macaé em parceria com a Petrobras e Nupem/UFRJ.

Guarda Ambiental – A instituição foi criada no dia 19 de setembro de 2012, quando a Câmara Municipal aprovou o Decreto nº 108/2012, de 10 de maio de 2012. O órgão começou como Departamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Macaé e foi regulamentado por se destacar no trabalho de captura e resgate de animais silvestres peçonhentos ou não, de pessoas em locais de difícil acesso, no combate a incêndio em áreas de preservação ambiental e em outras ações.

A unidade tem suas ações centradas também durante enchentes, quando os agentes fazem um trabalho estratégico na força tarefa junto com a Defesa Civil, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais envolvidos nas ações para garantir a defesa e auxílio da população.





Fotos Relacionadas