Foto: Divulgação
O evento foi realizado no último dia 10, no Hotel Mercure
A audiência pública do processo de licenciamento do Projeto Raia, um dos maiores projetos de gás natural em desenvolvimento no Brasil, da multinacional norueguesa Equinor, foi realizada em Macaé no último dia 10, no Hotel Mercure. O evento foi agendado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e teve como objetivo apresentar o empreendimento e discutir o Estudo Ambiental (EIA/RIMA) da Atividade de Produção de Óleo e Gás do Bloco BM-C-33, Projeto Raia, localizado na Bacia de Campos, conforme processo ambiental número 02001.005697/2021-63.
Os projetos ambientais são realizados com o objetivo de acompanhar, monitorar, controlar ou mitigar os impactos ambientais provenientes de um empreendimento como exigência de processos de licenciamento ambiental. Cerca de 500 pessoas acompanharam a audiência. Representando a Prefeitura de Macaé estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; a Secretária Executiva de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro; o Secretário Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Smith Salgado; e o Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Lucas Jardim. Também participaram os vereadores Dra. Mayara Rezende e Ricardo Salgado, além de representantes de diversas entidades, associações de pesca, ONGs e membros da comunidade macaense e de municípios vizinhos.
O coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira, ressaltou a importância da realização e da divulgação da audiência pública.
"A Equinor eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil. Estamos diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração de muitos empregos. Essa audiência foi um marco muito relevante do processo de licenciamento do Projeto Raia, e o apoio do município a esse projeto importantíssimo é total", afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
"O Projeto Raia tem capacidade para fornecer até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que corresponde a 15% da demanda nacional de gás quando estiver em produção, prevista para 2028. Por ser um projeto estratégico para a segurança energética do Brasil, Raia foi incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento é de cerca de US$ 9 bilhões", disse Sequeira.