logo

Macaé recebe elogios durante sessão solene na Alerj

28/11/2005 14:54:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher, sexta-feira (25), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada Cida Diogo que ofereceu moção de reconhecimento e aplausos à Coordenadoria dos Direitos da Mulher, elogiou a prefeitura de Macaé por ser a única do interior do Estado a possuir uma Coordenadoria. A parlamentar destacou que os trabalhos desenvolvidos em Macaé sirvam de exemplo a outras prefeituras do interior, para que as ações de políticas para obtenção da igualdade de direitos entre homens e mulheres possam avançar.

Na oportunidade, a coordenadora dos Direitos da Mulher, de Macaé, Vânia Deveza, ressaltou que a coordenadoria foi criada para ser um canal de sensibilização, não sendo apenas um local de assessoramento jurídico, mas também psicológico e social. “Queremos que a mulher não saiba apenas enfrentar a violência, mas que exerça plenamente a sua cidadania”, falou.

Representado as coordenadorias dos Direitos da Mulher do Estado, a coordenadora de Niterói, Rosália Lemos, enfatizou em seu discurso a ausência de políticas públicas por parte do Governo Estadual. “Ficamos ainda mais indignadas por ver que o estado é governado por uma mulher. A política para mulher não é de R$ 1, ela é cara e precisa de equipamentos de proteção como a construção de casas abrigo, delegacias de mulheres entre outros”.

Macaé – Criada pelo prefeito Riverton Mussi a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, vem se destacando também no cenário nacional. Nesta terça-feira (29) a Ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Nilcéa Freire, e o prefeito assinam convênio de cooperação para operacionalização do Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM).

Recentemente a coordenadoria implantou o Disque Mulher – 0800-2822108. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Neste primeiro ano de implantação a coordenação obteve grandes avanços como a parceria com a Polícia Civil, através da Projeção da 123ª DP, dentro das instalações do Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam), que Além do atendimento à mulher vítima de violência, também realiza atendimento ao agressor e os filhos da vítima.

Outra conquista da população foi a implantação em maio da Ficha de Notificação Compulsória de Violência contra a Mulher, em toda rede de saúde do município, sendo notificados 139 casos até outubro. Segundo a coordenadora a meta para 2006 é a construção da Casa Abrigo.