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Macaé recebe encontro regional de Educação Infantil

18/09/2012 14:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Macaé sediou, na segunda-feira (17), um encontro com representantes da Educação Infantil de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. A reunião aconteceu na Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos, das 9h às 17h. Além de Macaé, foram convidados representantes de São Gonçalo, Maricá, Cabo Frio, Teresópolis, Porciúncula, Tanguá, Aperibé e Carmo. Estiveram presentes ainda representantes do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro (FPEI/RJ). Na ocasião, foram apresentadas ações desenvolvidas pelos municípios para uma troca de experiências e discussão de políticas públicas voltadas para esta etapa tão importante da educação básica.

Esse foi o segundo dos três encontros que serão realizados em alguns municípios. O primeiro aconteceu em São Gonçalo, no mês passado, também com a participação de Macaé. A intenção é que após as reuniões, as propostas pedagógicas de cada um sejam trabalhadas individualmente, para que sejam analisadas de forma coletiva em um grande fórum estadual de Educação Infantil, previsto para acontecer nos dias 06 e 07 de novembro, com a participação dos 91 municípios do estado.

– Pensando em cada vez mais ampliar a valorização da infância, Macaé foi a primeira cidade do Brasil a criar uma subsecretaria específica para a Educação Infantil. Já estamos finalizando a nossa proposta pedagógica, enquanto muitos estão discutindo o início dela. E o município só tem a ganhar com essa troca de experiências, para oferecer uma Educação Infantil de qualidade. Para vencer esse desafio, é importante que se conheça a realidade regional para que tenhamos diretrizes efetivas, de acordo com as características de Macaé – comenta a secretária de Educação, Marilena Garcia.

A reunião contou com a presença da consultora da Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (COEDI/SEB/MEC), Maria de Fátima Malheiro. Para a representante do MEC, a troca de contato e vivências entre os municípios tem sido uma experiência muito rica, pois assim, ao mesmo tempo, pode-se aprofundar as diretrizes curriculares para a Educação Infantil com base na realidade.

– Trata-se de um momento de fortalecimento e, mais do que isso, um momento da política de autoria dos profissionais da Educação Infantil. A realidade está sendo trocada entre os municípios sem que cada um perca de vista as suas especificidades. A teoria é a base, e a vivência tem sido a prática e a interação. O encontro em Macaé vai trazer uma grande aprendizagem e crescimento para o indivíduo, para o coletivo e para a política da Educação infantil nacional – analisa Fátima.

A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, considera que a reunião realizada em Macaé é a prova de que uma nova consciência sobre a importância da Educação Infantil está se disseminando. Segundo ela, considerando que é na infância que se estabelecem os fundamentos básicos da construção do conhecimento, de convivência social, dos valores morais e da aprendizagem, a escola surge como espaço mediador deste processo. “Estes encontros servem como propagadores das boas experiências, propiciando ampliar a visão que se tem dos problemas da educação em busca de soluções, além de oportunizar a todos nós, agentes envolvidos no cotidiano escolar, trocarmos experiências e reavaliarmos as ações”, pontua.

Sônia Maria Andrade Freire, representante da cidade de Maricá, reitera que a experiência adquirida tem sido bastante positiva. “A troca está sendo muito importante, pois estamos podendo conhecer a realidade de cada município. Inclusive, Maricá foi contemplada com três creches do ProInfância em consequência destes encontros”, afirma.

Maria Amália dos Santos Silveira, representante da cidade de Cabo Frio, concorda que a troca de experiências é válida em todos os sentidos e que por isso deve acontecer sempre. “Nessa troca, vamos aumentando nosso conhecimento. Toda vez que participamos, levo experiências para o meu município e o que apresentamos também pode servir de inspiração para os demais. Quando conhecemos realidades diferentes podemos avaliar o nosso trabalho, para identificarmos os pontos positivos e aqueles em que podemos avançar”, completa.

As representantes do Fórum Permanente, Rosangela e Lusinete, pontuam que a Educação Infantil está vivendo um momento único com esses encontros, que, de acordo com elas, buscam a qualidade do ensino com uma proposta político-pedagógica mais qualificada. “Cada um dos municípios irá contribuir na elaboração de um material e, a partir das diretrizes, tirar uma proposta pedagógica, não única, mas pensada a partir das mesmas concepções, dos mesmos princípios”, finaliza Lusinete.