A apresentação é única e gratuita no teatro do Sindipetro-NF
Carukango, personagem histórico regional, inspirou o dramaturgo e ator, Yuri Negreiros, a montar um espetáculo com este título. Um dos principais objetivos é dar visibilidade e protagonismo ao artista negro e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral. Premiado pelo edital Evoé, de apoio ao teatro da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo (LC nº 195/2022), a peça será apresentada gratuitamente, nesta quinta-feira (23), às 18h, no teatro do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), no Centro de Macaé.
Os ingressos devem ser retirados no site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/carukango-no-sindipetro/2458413). A realização é do Núcleo de Experimentos Cênicos, que possui mais de cinco anos de trabalhos teatrais contínuos é dirigido por Yuri Negreiros. O grupo se interessou pela pesquisa sobre Carukango a fim de democratizar o acesso a biografia de figuras que sofreram apagamento histórico.
O personagem é interpretado pelo ator e cantor, Darling Mendonça, formado no Curso Técnico de Interpretação Teatral do Centro de Formação Artística de Música Dança e Teatro de Rio das Ostras. Ele integrou grupos e companhias teatrais da cidade como: Cia 3 em ponto; Cia da Capital, Cia Labirinto e NEC. Darling Mendonça atuou ainda em ‘Aqui Não é Burkina Faso’ (Cia da Capital), ‘Ópera do Malandro’ (direção de Polyana Lott), ‘Brás Cubas’ (2019) e, atualmente, no musical ‘Tributo a Milton Nascimento’ (Cia Acorde Maior).
A história do líder quilombola, símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé, faz turnê por Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Quissamã. O projeto, realizado pelo Governo Federal (Ministério da Cultura) e Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secec), recebe apoio institucional da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Cultura.
O espetáculo conta com intérprete de Libras. O Sindipetro-NF está localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, no Centro da cidade.
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros
Assistência de direção: Peterson Feroli
Elenco: Darling Mendonça
Músico: Marcelo Rodrigues
Figurino e adereço: Nina Carvalho
Iluminação: Rennan Magalhães
Vozes em Off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti
Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho
Projeto gráfico: Rodolfo Ribeiro
Produção Executiva: Luisa Pasquali
Intérprete de Libras: Wanderson Barreto
Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos