A Prefeitura de Macaé foi homenageada, nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pela conquista do segundo lugar no Prêmio Brasil Sorridente. O reconhecimento é concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia, com apoio do Ministério da Saúde. A cidade se destacou na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal, com diminuição dos atendimentos emergenciais.
De acordo com o subsecretário de Odontologia, Jakson Augusto Gonçalves Costa, a premiação, com menos de dois anos de implantação do Programa Brasil Sorridente, reforça a qualidade no serviço prestado à população. Macaé concorreu com municípios do estado do Rio de Janeiro na categoria de 50.001 a 300.000 habitantes, sendo considerados dados do Censo IBGE 2010, e ficou à frente de cidades como Nilópolis (3º), Três Rios (4º) e Maricá (5º) e, atrás apenas de Resende, município referência neste segmento.
- Diversas medidas de políticas públicas, entre elas, a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em 2014, a habilitação do Laboratório Regional de Prótese Dentária, foram quesitos que contribuíram com o prêmio. Além disso, o município comprovou a existência de atualização permanente da equipe de saúde bucal e, ainda, ações de prevenção e detecção precoce do câncer bucal - disse o subsecretário.
O CEO realiza cerca de 760 atendimentos por mês e o Pronto Socorro Odontológico 24 horas faz, em média, 2200 procedimentos, no mesmo período. Toda a rede é responsável por, aproximadamente, 15 mil atendimentos todos os meses.
A solenidade contou, também, com a presença do diretor do CEO, Jardel Camilo Monteiro, e o cirurgião dentista José Rodrigues Alves.