Reduzir o tempo de espera dos pacientes para a realização de exames de tomografia computadorizada. A partir desta proposta, que o município de Macaé receberá a partir desta terça-feira (17) até o dia 30 deste mês, através da parceria entre a Prefeitura de Macaé, a Secretaria de Estado de Saúde e a Defesa Civil (Sesdec), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada (SMTC), que funcionará na Praça Washington Luiz (Centro) de segunda à sexta, das 8h às 17h com previsão de 70 atendimentos por dia.
Com o objetivo de atender moradores de toda a região com este serviço, o aparelho será operado por médicos radiologistas, com especialização na área e o resultado do exame será entregue à secretaria de Saúde do município, que ficará responsável por entregar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
Os interessados pela realização da tomografia computadorizada, devem entregar o pedido do médico para fazer o exame ao Controle de Avaliação (conhecido também como 0800) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará uma planilha com as demandas para o Serviço. E a marcação da data e horário do exame fica a cargo da Secretaria de Estado de Saúde e a Defesa Civil.
E para ter ciência sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame, o paciente será informado, e para aqueles que possuírem aparelho celular receberão uma confirmação via Serviço de Mensagens Curtas (SMS), enviada 48 horas antes da data marcada para a tomografia, com as informações sobre local e horário da consulta.
Instalado em um veículo automotivo, desenvolvido especialmente para abrigar o novo serviço, o tomógrafo de alta tecnologia é capaz de realizar exames em até 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.
Essa otimização na leitura dos dados de pacientes faz com que o equipamento tenha capacidade para realizar até mil exames por mês.
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
Além da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Defesa Civil com a Prefeitura de Macaé, o projeto conta também com o apoio das Coordenações da Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de Macaé, Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi)