As obras de ampliação do abastecimento de água de Macaé começam nos próximos dias, graças à parceria firmada entre a prefeitura e o governo do Estado, através da Nova Cedae. Nesta quinta-feira (27) o prefeito Riverton Mussi e o diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva, acompanharam a chegada das primeiras seis carretas com as tubulações que serão instaladas na cidade, aumentando em 33% o abastecimento com a duplicação da adutora de água bruta. O investimento total é de R$ 15 milhões.
A expectativa da Cedae é de que a obra fique pronta em quatro meses, beneficiando toda a cidade e principalmente os bairros que ainda não contam com abastecimento de água, como Lagomar, Engenho da Praia e Nova Holanda. A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna.
As obras começam nos próximos dias. Na parceria, a prefeitura dará todo apoio à Cedae cedendo equipamentos de apoio e mão de obra. Para o prefeito Riverton, a obra é fundamental para Macaé.
- O problema da água há muitos anos aflige a população macaense. Tanto que, mesmo sem ser de sua responsabilidade, a prefeitura vem colaborando, instalando caixas d’água comunitárias nos bairros mais afetados com a falta do abastecimento e com a contratação de carros pipa para atender escolas e unidades de saúde. Agora, finalmente estamos vendo a solução deste problema. Estamos colhendo um dos bons frutos da nossa parceria com o governador Sérgio Cabra – disse o prefeito.
O diretor de Interior da Nova Cedae, Heleno Silva, afirmou que Macaé é prioridade para a empresa. “Esta obra vai resolver todos os problemas de abastecimento de água do município. A vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo”, declarou o diretor. De acordo com ele, a nova vazão será suficiente para melhorar o abastecimento nos bairros onde o fornecimento é precário e para atender os locais que não contavam com água tratada.
Membro de uma comissão formada na Câmara Municipal para acompanhar uma solução para o problema de abastecimento de Macaé, o vereador Zezinho Crespo ressaltou a importância deste investimento para o município. “Macaé vem tentando uma solução para este problema da água há muito tempo. Hoje estamos vendo o resultado do bom entrosamento do prefeito Riverton com o governo do Estado, o que é fundamental para obras deste porte”, comentou o vereador.
Ex-vice-presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e funcionário da Cedae em Macaé, Luciano Diniz também destacou a importância das obras para o município. “É uma grande felicidade para mim acompanhar esta obra que é um marco para o desenvolvimento de Macaé”, declarou.
O gerente regional do Litoral Norte da Nova Cedae, Marcos Túlio, lembrou que o aumento do abastecimento de água vai beneficiar, logo nos primeiros meses de 2008, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Barreto da Praia, Engenho da Praia, Lagomar e, em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros atualmente não contemplados. Nesta quinta-feira, chegaram a Macaé mil metros de tubulação. Os 6,5 mil metros restantes chegam em janeiro e fevereiro. A cada mil metros assentados, diversos bairros serão abastecidos.