
Encontro é voltado a gestores, controladores, técnicos e servidores públicos
Com o objetivo de aproximar o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) dos gestores e servidores municipais, Macaé sediará no dia 9 de dezembro, o programa “TCE Presente – Mais orientação, menos punição: o TCE-RJ perto de você”. O encontro acontece na Câmara Municipal - responsável pela organização do evento - a partir das 9h30, e é voltado a gestores, controladores, técnicos e servidores públicos da Região Norte/Noroeste Fluminense. A inscrição, gratuita, é feita neste link.
A iniciativa busca oferecer orientações técnicas que contribuam para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada aos princípios do controle social. O evento contará com palestras do conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco; do conselheiro-substituto e presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão (ECG), Marcelo Verdini Maia; da secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Rodrigues Fernandes de Oliveira, e da diretora-geral da ECG, Adriana Ramos.
Durante o encontro, serão abordados temas como os atuais desafios do TCE-RJ, o papel pedagógico do Tribunal, a organização do Sistema de Gestão Externa (SGE) e as ações formativas da Escola de Contas e Gestão, que celebra 20 anos de atuação.
Para o controlador geral do Município de Macaé, Edilson Santana, o evento é uma oportunidade de fortalecimento institucional.
“A presença do TCE-RJ em Macaé reforça o compromisso com a boa governança pública. Essa aproximação permite que os gestores locais compreendam melhor os critérios de controle e possam aprimorar seus processos com base em orientação técnica e educativa”, destacou.