Com apoio da Fundação Macaé de Cultura, a cidade recebe no próximo sábado (16) o projeto Estações Musicais, realizado pelo Governo do Estado, com produção e concepção da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro). Em sua nona edição, o projeto traz o espetáculo musical Samba da Minha Terra.
Fruto do projeto Estação Guanabara, realizado em 2003, que apresentava visitas guiadas e espetáculos com o melhor do Choro nas manhãs de domingo, a iniciativa, ganhou nome novo, com uma proposta cênica ampliada e fôlego para ganhar estrada. Após percorrer 15 municípios, a montagem de Samba da Minha Terra, tem a direção de Antônio Karnewale, com texto de Marília Barbosa, roteiro musical de Haroldo Costa e direção musical de José Maria Braga.
A nova edição tem por objetivo agregar estudantes como público. Para isso, conta com adesão dos municípios através das secretarias de educação e cultura, que participam inclusive com a escolha de calendário favorável ao evento. Espetáculo didático e bem humorado, Samba da Minha Terra traz no elenco Antônio Karnewale, Marcelo Vianna, os alunos-atores da Escola de Teatro Martins Pena/Funarj - Sérgio Ricardo Loureiro, Renata Tavares e Danillo Leite – e Soraya Ravanle, a atriz e cantora, que substitui Samantha Schmütz, é mais uma das grandes novidades desta edição.
O grupo musical é formado por Alfredo Machado – violão; Elly Werneck – bateria/percussão; Jary Amorim – violão; José Maria Braga – flauta; Paulo Sá – bandolim; e os alunos da Escola de Música Villa Lobos/Funarj – Michel Feliciano – cavaquinho/percussão e Rodrigo Ferreira – baixo. Através do surgimento dos ritmos que formam a musicalidade brasileira, com destaque para o choro e o samba, o espetáculo é definido por Karnewale como uma exaltação a alta estima, onde cada um pode ver um pouco de sua própria história.