O gerente técnico da Confederação Olímpica Brasileira (COB), Jorge Ajuz, e representantes de confederações desportivas visitaram Macaé, nesta segunda-feira (16). O objetivo da vinda do grupo à cidade é vistoriar a infra-estrutura esportiva existente na cidade, para a aclimatação dos atletas para o Pan 2007. Além de Macaé, mais duas cidades do Estado do Rio, também se candidataram a receber os atletas. O parecer das Confederações Desportivas Brasileiras e das cidades que abrigarão os esportistas deverá ser dado até o final deste mês.
- O COB só faz a intermediação entre as cidades e as confederações e federações esportivas. Cabe a eles avaliarem o que viram e darem o parecer final. Temos um relacionamento perfeito com a prefeitura de Macaé e o município tem toda a infra-estrutura necessária para abrigar as delegações que desejarem se aclimatar na cidade antes do Pan do Rio - avaliou Jorge Ajuz.
Além do gerente técnico do COB, também participaram da vistoria o presidente da Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama, Sidnei Rocha, a supervisora técnica da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado, Mônica Rosas, e o representante da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Pedro Gama.
Acompanhados do representante da secretaria municipal de Comunicação Social, o publicitário Hélder Santana, a equipe visitou as instalações do Centro de Treinamento (CT) da prefeitura, o Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, as sedes social e campestre do Clube Cidade do Sol, a Falk-Nutec, o Campo Municipal de Hóquei sobre Grama (no Bairro da Glória) e o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
O Ginásio Municipal tem capacidade para cinco mil pessoas, sala de fisioterapia, vestiários e 38 suítes, com ar condicionado, frigobar e tv, e já abrigou competições internacionais como a Seletiva Pan-Americana de Ginástica Rítmica em 2006.
- O CT, o Centro de Convenções e o Ginásio Municipal são ideais para os atletas da CBLA, principalmente o ginásio, que além de um bom espaço, tem diversos alojamentos - declarou Pedro Gama.
Ao final da visita, o grupo avaliou que além da excelente infra-estrutura esportiva, a cidade possui os requisitos para a aclimatação para o Pan 2007, como uma boa rede hoteleira e facilidade no acesso viário, próxima ao Rio de Janeiro.