Foto: Hudson Malta
A competição vai ser realizada na região serrana do município
A cidade de Macaé recebe a edição 2014 da Volta Brasil Master de Ciclismo do Rio. Fazendo parte do calendário da prova, a segunda etapa do evento será realizada na região serrana do município. A largada acontece na sexta-feira (2), às 9h, em Córrego do Ouro, e a chegada será no Frade, totalizando 57km de percurso. A competição, que reúne os melhores ciclistas do país e atletas estrangeiros, recebe a chancela da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e conta com o apoio da Prefeitura de Macaé através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Considerada pelos especialistas como a etapa de maior dificuldade pelas subidas, a prova está atraindo a atenção não apenas dos praticantes do esporte no país. De acordo com a organização da Volta Brasil Master de Ciclismo do Rio, até o momento são 130 inscritos e confirmados competidores de quatro países, além do Brasil.
- Certamente é um legado da qualidade que foi deixado do ano de 2013 da Volta. Para nós é uma satisfação muito grande ver que na prova teremos atletas internacionais. Além dos brasileiros, competidores dos Estados Unidos, Itália, França e Áustria já estão inscritos. Temos a certeza que isso vai dar um charme especial ao evento -, declarou Artur Castro, organizador do evento e vice-presidente da federação carioca.
A competição é composta de diferentes provas como contra-relógio, estrada, escalada e circuito. No ano passado ciclistas de 68 cidades diferentes e mais de 210 inscritos participaram da disputa. Para este ano a competição subiu de categoria, passando de classe três para classe dois, e conta pontos para o ranking nacional. Ao todo serão dez categorias em disputa com premiação para os cinco primeiros colocados.
- A Volta Master de Ciclismo foi criada com o propósito de ser uma prova de rendimento exigindo o máximo de cada competidor. O sucesso da última edição nos obrigou a limitar as inscrições para atletas federados. A nossa expectativa é de um grande evento e que o ciclismo continue se fortalecendo na região -, disse Claudio da Silva Santos, presidente da Fecierj.