logo

Macaé recolhe 210 toneladas de lixo por dia

21/09/2012 12:32:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Os resíduos sólidos de Macaé têm destino certo. Cerca de 210 toneladas são encaminhadas diariamente para o Aterro Sanitário da Fazenda São Sebastião dos 40, localizado às margens da BR-101, sentido Rio de Janeiro. Esse número corresponde à demanda de aproximadamente 206.730 habitantes, segundo dados da Secretaria de Ambiente.

Cerca de 80 caminhões recolhem o lixo domiciliar e das ruas (de segunda a sábado, das 8h às 17h). Em época de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, o resíduo coletado atinge quase o dobro. O serviço é realizado pela Secretaria de Limpeza Pública, por meio de empresa terceirizada.

Desde 2009, resíduos sólidos recolhidos no município seguem para o novo Aterro Sanitário, um dos 11 locais licenciados para este fim no Estado do Rio, inclusive, para o recebimento dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSS). O aterro está localizado em zona rural.

Em 2011, Macaé produziu mais de 65 mil toneladas de resíduo domiciliar, 342 toneladas de resíduo hospitalar e 85 toneladas de resíduo reciclável. Este ano, já foram registradas cerca de 19 toneladas de resíduo domiciliar, 79 toneladas de resíduo hospitalar e 20 toneladas de resíduo reciclável.

De acordo com estudo da Secretaria de Ambiente, com a taxa de crescimento da população urbana, de 4,96% ao ano, em 20 anos a produção de lixo em Macaé atingirá o nível de 520 toneladas por dia. A Prefeitura de Macaé já elaborou o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, documento já aprovado pela Câmara de Vereadores e que segue as diretrizes do Governo Federal para obtenção dos recursos destinados ao saneamento básico. A primeira audiência pública para debater as propostas aconteceu na última semana.

Para os resíduos perigosos, a Secretaria de Ambiente desenvolve um programa de Gerenciamento de Resíduos que engloba pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo Vegetal, pneus inservíveis e demais resíduos.

Entre 2009 e 2011, o município fez a destinação adequada de 1981 toneladas de pneus inservíveis. Neste mesmo período, 27 toneladas de resíduos tecnológicos foram encaminhadas para procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Ecoponto

Localizado no Barreto, o Centro de Armazenamento e Triagem dos Resíduos Recicláveis, está em obras e em processo de solicitação de Licenciamento Ambiental.

Coleta Seletiva

O município começou a implantar um sistema de coleta seletiva, inicialmente em dois bairros e 13 escolas, mas a meta é ampliar cada vez mais o projeto. Por semana, na Praia do Pecado são 909 quilos, no Mirante da Lagoa são 660 quilos e escolas 287,5 quilos.