logo

Macaé registra redução de 83% em casos de homicídios

21/10/2025 12:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

O comparativo é entre os meses de janeiro a setembro de 2025, com o mesmo período de 2020

Os investimentos do governo municipal na segurança pública, em parceria com as polícias de todas as esferas, têm proporcionado resultados positivos para Macaé. Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) apontam uma redução de 83% nos casos de homicídios ao comparar os meses de janeiro a setembro de 2025, com o mesmo período de 2020.

A redução dos índices de criminalidade também foi registrada em outros tipos de crimes: roubo seguido de morte, 100%; roubo de carga, 100%; roubo em interior de transporte coletivo, 100%; roubo à residência, 86%; roubo de rua, 85%; roubo a estabelecimento comercial, 85%; roubo de veículos, 76%; roubo após saque à instituição financeira, 75%; roubo de aparelho de celular, 75%.

O secretário executivo de Segurança Pública, Tales Borges, destaca os fatores que contribuem para os resultados positivos em segurança pública.


“Alguns fatores são câmeras de monitoramento, convênio do Proeis (PMERJ), Programa Macaé Mais Seguro, que é o regime adicional de serviço da Polícia Civil, a Construção do Batalhão de Ações com Cães, além de investimentos em equipamentos para Guarda Municipal e agentes de Mobilidade Urbana e, ainda, treinamentos”, explica o secretário.



Em 2020, Macaé estava entre as seis cidades mais violentas do Brasil e o trabalho em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, contribui para os índices positivos no que diz respeito à segurança pública. O município já alcançou, por quatro vezes consecutivas, o melhor índice medido pelo Instituto de Segurança Pública.

Além do investimento direto nas forças policiais, a administração municipal adotou medidas urbanísticas para reforçar a segurança. A melhoria da iluminação pública, por exemplo, reduziu consideravelmente a criminalidade em áreas vulneráveis, aumentando a sensação de segurança da população. O monitoramento por câmeras de vigilância, integrado a um centro de operações, também tem sido fundamental para a prevenção e repressão de crimes.

A 123ª Delegacia de Polícia lidera o ranking estadual de efetividade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com a média de 99,6% e o conceito AAA, indicando desempenho elevado na resolução de crimes e queda na criminalidade. Somente neste ano, mais de 38 homicidas foram levados à Justiça em decorrência do trabalho investigativo conduzido pela delegacia. O desempenho positivo evidencia o impacto das estratégias da unidade em repressão aos crimes desta natureza, fortalecendo cada vez mais a sensação de segurança no município.