
Foto: Moisés Bruno
O comparativo é entre os meses de janeiro a setembro de 2025, com o mesmo período de 2020
Os investimentos do governo municipal na segurança pública, em parceria com as polícias de todas as esferas, têm proporcionado resultados positivos para Macaé. Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) apontam uma redução de 83% nos casos de homicídios ao comparar os meses de janeiro a setembro de 2025, com o mesmo período de 2020.
A redução dos índices de criminalidade também foi registrada em outros tipos de crimes: roubo seguido de morte, 100%; roubo de carga, 100%; roubo em interior de transporte coletivo, 100%; roubo à residência, 86%; roubo de rua, 85%; roubo a estabelecimento comercial, 85%; roubo de veículos, 76%; roubo após saque à instituição financeira, 75%; roubo de aparelho de celular, 75%.
O secretário executivo de Segurança Pública, Tales Borges, destaca os fatores que contribuem para os resultados positivos em segurança pública.
“Alguns fatores são câmeras de monitoramento, convênio do Proeis (PMERJ), Programa Macaé Mais Seguro, que é o regime adicional de serviço da Polícia Civil, a Construção do Batalhão de Ações com Cães, além de investimentos em equipamentos para Guarda Municipal e agentes de Mobilidade Urbana e, ainda, treinamentos”, explica o secretário.