logo

‘Macaé Reproduza+’: Programa inédito de inseminação bovina é lançado

27/01/2026 15:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

A previsão é que 21.400 vacas sejam avaliadas em um ano.

Melhoria da qualidade do rebanho e aumento da produção de leite e carne. Esses são alguns dos benefícios do programa ‘Macaé Reproduza+’, lançado, na manhã desta terça-feira (27), no galpão da sede da Secretaria de Agroeconomia, Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. A equipe do programa pioneiro no Estado do Rio iniciará o cadastramento ativo de produtores rurais do município a partir de 2 de fevereiro.

A inovação em Macaé é o oferecimento de assistência técnica em todo o processo de implementação da metodologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O programa utilizará sêmens bovinos importados da Nova Zelândia, de nelores e de raças nacionais, de acordo com as características da propriedade.

Representando o prefeito Welberth Rezende no evento, o vice-prefeito Fabiano Paschoal ressaltou a relevância de Macaé como município agroprodutor.

“Este é um programa de grande importância para a nossa região. Privilegiamos a escuta. Nosso produtor rural terá acompanhamento para ter uma produção melhor. Macaé já está entre os municípios que mais produzem gado confinado e grãos no estado. Isso se faz com a participação de todos, para que possamos entregar Macaé cada vez mais pungente, mais proativa e de todos”, disse.

“Estamos na vanguarda. Com este programa, teremos um mapeamento das propriedades rurais com o olhar de uma equipe técnica. Serão acompanhadas a qualidade da pastagem e de rebanho. Desta forma, faremos uma política pública mais direcionada. Através deste programa, teremos um rebanho de alta qualidade. Isso tende a controlar doenças e a um aumento da produtividade. É um programa inédito no Estado do Rio. Nossa área técnica começará o mapeamento em 2 de fevereiro. Vamos a campo fazer um cadastramento ativo por áreas e vamos divulgar o programa nos assentamentos e aos proprietários rurais”, informou o secretário de Agroeconomia, Carlos Paes.

O programa será executado pela empresa A3M Soluções Rurais. O representante da empresa licitada, Antônio Luiz Michel Abilio frisa o ineditismo da proposta.

“Estamos tendo todo o suporte da Secretaria para a implementação do programa. Um projeto como este ainda não foi feito no Estado do Rio. Este programa agrega valor genético ao rebanho e a qualidade só tende a crescer, passa de pai para filho. É uma grande oportunidade para os produtores rurais de Macaé produzirem mais leite e mais carne com mais eficiência. Isso faz que o produtor abra os olhos para outras tecnologias. Além disso, o produtor poderá remunerar melhor, distribuindo melhor a renda às famílias dos trabalhadores”.

Ele completa: “Vamos oferecer diagnóstico de doenças com ultrassonografia. Assim, o produtor irá selecionar melhor o seu rebanho. Ficarão as mais férteis e produtivas. Certamente, produtores virão de fora para conhecer o plantel de Macaé”.

Uma palestra de médico veterinário sobre produtividade leiteira encerrou o evento. A previsão é que 21.400 vacas sejam alcançadas pelo programa para avaliação dentro de um ano. O ‘Macaé Reproduza+’ pode aumentar em 25% ou mais a produção de leite dentro de um ciclo.


Fotos Relacionadas