logo

Macaé se consolida como potência nacional na geração de empregos

31/12/2025 08:53:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Segundo dados do novo Caged, os números colocam o município em posição de protagonismo quando comparado a grandes cidades, capitais e até estados brasileiros

Macaé voltou a se destacar de forma nos rankings nacionais de geração de empregos formais, segundo os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a novembro e ao acumulado de 2025. Os números colocam o município em posição de protagonismo quando comparado a grandes cidades, capitais e até estados brasileiros.


No acumulado de janeiro a novembro de 2025, Macaé gerou 8.221 novas vagas com carteira assinada, ficando atrás apenas da capital fluminense e à frente de municípios populosos como Duque de Caxias, Angra dos Reis e São Gonçalo. O resultado consolida a cidade como o segundo maior polo de geração de empregos do Estado do Rio de Janeiro


Somente em novembro, o município criou 810 novas vagas, figurando entre as cinco cidades que mais contrataram no estado.


O desempenho de Macaé ganha ainda mais relevância quando comparado ao cenário nacional. O saldo anual de empregos do município supera o de estados inteiros, como Acre e Roraima, que registraram, respectivamente, 5.482 e 3.502 vagas este ano. O dado reforça o peso econômico da cidade no mercado de trabalho formal brasileiro.


Em comparação às capitais, Macaé ocuparia a 20ª posição no ranking nacional, com um saldo superior ao de oito capitais brasileiras, entre elas Campo Grande, Florianópolis, Macapá, Porto Velho, Palmas, Boa Vista, Vitória e Rio Branco. O resultado evidencia a força do município frente a centros administrativos estaduais.


Um dos indicadores mais expressivos está na geração proporcional de vagas. Macaé registra 33 empregos formais para cada mil habitantes, índice superior ao do Distrito Federal, que lidera entre os estados com 19 vagas por mil habitantes. O desempenho coloca o município acima de todas as unidades da federação e de todas as capitais brasileiras nesse critério.