Foto: Juranir Badaró
Brasil Offshore será promovida de 23 a 26 de junho
Macaé recebe entre 23 e 26 de junho a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, a Brasil Offshore 2015. Para traçar estratégias sobre a organização da feira como identificação visual e sinalização do município, representantes das secretarias de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, se reuniram com integrantes da agência DPZ, nesta terça-feira (17).
A Brasil Offshore é organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e só perde em tamanho para a Offshore Technology Conference (OTC), realizada em Houston, Texas (EUA) e a Rio Oil & Gas, que acontece no Rio de Janeiro de dois em dois anos. Em Macaé a oitava edição do evento, que reúne feira e conferências ligadas à indústria de petróleo e gás, acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
O estande da Prefeitura de Macaé será voltado para encontros e rodadas de negócios. Durante o encontro ficou definido que, este ano, a feira vai destacar o que acontece e quais são as potencialidades de Macaé, além de promover ações que visam atender os profissionais que atuam no mercado offshore. Como exemplos, a Secretaria de Trabalho e Renda vai lançar o Banco de Talentos, com terminais que irão permitir o cadastro de emprego para profissionais que procuram ocupação no mercado de trabalho.
Outra proposta, de acordo com o Secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes, é implementar o Workshop “Diálogos com RH”, mesas redondas, em que um especialista da área de Recursos Humanos será responsável por temas que visam a aproximação do poder público e empresas.
Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães, assinalou que a feira será uma oportunidade para os investidores que desejam se instalar em Macaé conhecerem melhor o município. “Este promete ser o grande evento offshore do ano. Macaé será o centro das discussões dos profissionais de exploração e produção que atuam diante de novas tecnologias de exploração e produção”, destacou Guimarães.
- Por mérito, Macaé se tornou sede oficial da Feira Brasil Offshore. Além de ser reconhecido como a Capital do Petróleo, o município tem hoje um amplo Polo Industrial do setor, possui centenas de empresas, nacionais e internacionais, instaladas em sua extensão territorial, e o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, é também o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo - observou Vandré.
ESTRUTURA - A expectativa da organização é que a feira tenha um crescimento de 7% a 10% na edição de 2015. Para isso, são esperados cerca de 800 expositores, 53 mil visitantes, representantes de 38 países e mais de R$ 1 bilhão em negócios.
A Brasil Offshore terá as conferências "Perspectivas para a revitalização de campos maduros" e "O futuro do petróleo", além das Rodadas de Negócios.