Começa dia 15 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontece até o dia 26 de abril. A prefeitura participa da programação e o dia “D” de mobilização nacional será no dia 20. A iniciativa busca reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários.
A secretaria de Saúde se prepara para participar da campanha. Serão disponibilizados diversos postos de vacinação, que funcionarão de segunda a sexta-feira. Está será a 15ª edição da campanha no país e o tema deste ano será “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”.
Os grupos prioritários são trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses e menores de dois anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade e população privada de liberdade.
O Ministério da Saúde decidiu incluir também as mulheres em puerpério - 45 dias após o parto - porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação alérgica grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.
As vacinas protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). É importante levar o cartão de vacinação. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.