Macaé recebe no próximo dia nove o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica. A competição será disputada no Ginásio Poliesportivo Municipal Mauricio Bittencourt, um dos mais modernos do país, e contará com a participação de 29 atletas de Brasil, Cuba e Argentina.
Para a renovada equipe brasileira, a competição servirá como preparação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O Brasil é bi-campeão Pan-Americano do esporte, tendo conquistado a medalha de ouro no conjunto nos Jogos de Winnipeg, em 1999, e Santo Domingo, em 2003.
O evento está sendo organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica.
De acordo com o presidente da Fesporte, Alex Moraes, Macaé foi escolhida como cidade-sede para a competição a convite do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman. O convite foi feito ao prefeito Riverton Mussi, em uma de suas visitas a Brasília para tratar da escolha do município como Centro de Excelência em Basquete, feita pelo ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.
- A escolha de Macaé como cidade-sede para o evento é mais uma iniciativa do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 para envolver toda a população brasileira com o Rio 2007. Macaé tem um estádio muito moderno e está provando que merece ser um pólo esportivo nacional, explica o presidente do COB e do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman.
O Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para o Pan 2007 e será disputado na categoria individual e por equipes. No conjunto participarão a equipe de Cuba, Brasil A e Brasil B. No individual, competirão ginastas do Brasil, Argentina e Cuba. As atletas dos três países chegam a Macaé no dia seis.
Com a equipe de ginástica rítmica já classificada para os Jogos Pan-americanos, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-Americano para observar a nova geração de atletas brasileiras, e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o Rio 2007.
A coordenadora da Ginástica Rítmica da CBG, Marta Schonhorst, confia nos novos talentos da equipe brasileira. "Passamos por uma renovação completa na equipe após os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, mas a nova geração já está classificada para o Rio 2007 e com certeza vai brigar pelo tri-campeonato. O Desafio Pan-Americano é uma ótima oportunidade para lapidarmos nossa equipe e definir as atletas que disputarão o Pan ano que vem", comenta.
Os ingressos para o evento serão distribuídos em Macaé, na semana do evento, mediante a troca por um quilo de alimento não perecível. A Fesporte vai trazer alunos de escolas da rede municipal para assistir ao Desafio e também as 240 crianças inscritas no Projeto Trampolim Acrobático, para assistirem aos treinos.
De acordo com o presidente da Fesporte, Macaé cumprirá as atribuições que lhe cabem para que o evento tenha o sucesso esperado. “Esse será um momento em que os olhos de grande parte do mundo estarão virados para o nosso município, já que vão participar do evento ginastas brasileiros e de outros países. Macaé vai mostrar as suas potencialidades”, concluiu.
*Com assessoria de imprensa do COB