Foto: Rui Porto Filho
O concerto gratuito integra as celebrações natalinas da cidade
A Prefeitura de Macaé começou, na manhã desta terça-feira (14), os preparativos para receber a Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino, na próxima quinta-feira (16), às 16h30. A montagem do palco de 12 metros por 10 metros, na praça Washington Luiz, Centro da cidade, envolve 12 profissionais. Já a produção artística do Instituto Dell'Arte conta com 8 funcionários e um total de 58 músicos participantes.
Macaé fechará a turnê ‘Concertos de Natal’, que tem sido sucesso de público pelos municípios por onde passou: Niterói, Quissamã, Campos e Rio das Ostras. A Sinfônica Jovem já se apresentou também em grandes salas do Brasil, da América Latina, de Portugal e dos Estados Unidos.
O diretor geral da orquestra desde 2008, Jony William Villela Vianna, é vencedor do Prêmio Anchieta, com o título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil. Em Macaé, a Mariuccia Iacovino será regida pelo o maestro Brian Fleming e o cantor Daniel Rangel fará uma participação especial. A coordenação artística é de Hodyllon Martins.
Em apresentação para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a orquestra atingiu seu recorde de público, com mais de três milhões de pessoas, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. A orquestra é formada por jovens na faixa etária de 10 a 19 anos, provenientes de áreas de risco social.
A sinfônica foi criada em 1995, quando foi incluída na Organização Não Governamental (ONG) Orquestrando a Vida 'El Sistema Brasileiro', implantado em Campos, nos moldes do 'El Sistema Venezuelano'. O principal objetivo do projeto social é promover o aprendizado musical e a prática artística, proporcionando aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida por meio da inclusão social e do desenvolvimento artístico-musical.
O Circuito Orquestra de Campos é patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Ministério do Turismo. Também tem o patrocínio da Arteris (administração de rodovias) e recebe apoio do Instituto FAR (Grupo Hinode), Instituto Dell'Arte e das prefeituras envolvidas, como a de Macaé, por meio da Secretaria de Cultura.
Confira o programa: