A Seletiva Pan-Americana de Tênis de Mesa, que acontece até domingo (28), em Macaé, vai deixar um legado no município. Além de preparar a cidade para sediar o evento, a prefeitura, através das secretarias de Esporte, Educação, Comunicação e Fundações de Esporte e Cultura, e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), estão implantando o projeto Sacando para o Futuro, para a formação de novos atletas nessa modalidade esportiva.
Dias antes do início da seletiva, 26 escolas da rede municipal de Macaé receberam a visita de representantes da CBTM, que foram apresentar o tênis de mesa aos estudantes. Foi realizado anteriormente também, um torneio envolvendo outros municípios da região que contou com 52 participantes.
- O sucesso da realização desse evento é fruto do envolvimento dessas secretarias do município, com o objetivo de implantar o projeto que será levado às escolas e praças públicas de Macaé. Os estudantes que se destacarem vão ser encaminhados a Fundação de Esporte do município para receberem treinamento adequado. No futuro poderemos ter um grande atleta mesatenista representando Macaé, destaca o sub-secretário de Esporte, Walter Bittencourt.
O presidente da CBTM Alaor Azevedo também ressalta que não basta apenas vir com a competição, montar o circo, e depois ir embora.
-Cada vez mais temos a preocupação de deixar um legado. O grande objetivo do Sacando para o Futuro é este: queremos identificar novos atletas e promover seu aperfeiçoamento. Estamos plantando uma semente em solo fértil e o município vai continuar regando essa semente para que cresça e dê frutos, disse Azevedo.
Seletiva - A competição começou animada nesta sexta-feira (26), às 10h, com a participação de cinco escolas da rede municipal de ensino na platéia e dos atletas buscando uma vaga para o Pan de 2007. O Colégio Municipal Renato Martins, localizado no bairro Nossa Senhora da Ajuda, foi sorteado com uma mesa de tênis de mesa.
Na primeira seletiva do dia, que começou às 10h, 10 atletas competiram buscando uma vaga nas seletivas da parte da tarde. Jéssica Yamada venceu Maira Ranzeiro, por 4x1; Eugenia Ferreira perdeu para Mariany Nonaka por 0x4; Claudia Ikeizumi venceu Ivna Almeida por 4x0; Karin Fukushima derrotou Amanda Marques por 4x2, e Gabriel Kock venceu Ingrid Costa por 4x0.
À tarde, os jogos começaram às 13h45, com Karin Sako vencendo Maira Ranzeiro por 4x1; Mariany Nonaka venceu Carina Murashige por 4x1 e Claudia Ike eizumi derrotou Karin Fukushima por 3x2. A semi-final e a final de hoje vão acontecer às 16h e 20h10, respectivamente.
O segundo dia da seletiva masculina continua muito disputado, com a platéia torcendo e delirando com as grandes jogadas dos atletas. Saques, cortadas, bolas raspando a rede que chegam chorando do lado do adversário, arrancaram aplausos dos estudantes que compareceram ao Ginásio do Juquinha para assistir a exibição dos melhores atletas brasileiros nessa modalidade.
Pela manhã, Reinaldo Yamamoto venceu Efraim Carvalho por 4x3; Gustavo Tsuboi derrotou Eric Mancini por 4x0; Cazuo Matsumoto derrotou Tiago Lopes por 4x1; Bruno Anjos venceu Lidney Castro por 4x1; Olimpio Silva perdeu para Ricardo Kojima por 4x1; e Israel Barreto venceu Lucas Souza por 4x1.
Thiago Monteiro e Reinaldo Yamamoto; Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto; Bruno Anjos e Ricardo Kojima, e Israel Barreto e Hugo Hoyama estão disputando neste momento, uma das vagas nas semi-finais que vão acontecer às 18h e 19h. A final será às 21h15.
O grupo Art Luz da Fundação Macaé de Cultura e a Banda Tribo dos Ventos estarão se apresentando hoje nos intervalos das competições.